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Brasil evita prejuízos de R$ 6,2 bilhões em fraudes digitais no primeiro semestre deste ano

Brasil evita prejuízos de R$ 6,2 bilhões em fraudes digitais no primeiro semestre deste ano

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Brasil conseguiu evitar prejuízos de aproximadamente R$ 6,2 bilhões com a não confirmação de tentativas de fraudes em compras online e pagamentos digitais. Essas tentativas representaram 4% do total de pedidos analisados de janeiro a junho deste ano. As informações são de uma pesquisa realizada pela Konduto, empresa antifraude para pagamentos online da Boa Vista – Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), parceira do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio).

Segundo a pesquisa, os estados de São Paulo (43,84%) e Rio de Janeiro (10,24%) tiveram a maior participação no total de pedidos no primeiro semestre. No que diz respeito às tentativas de fraude, São Paulo ficou com 40,52% e o Rio com 16,34%. Minas Gerais (8,66% do total de pedidos e 8,01% das tentativas de fraude), Paraná (6,36% e 4,68%) e Rio Grande do Sul (4,89% e 3,35%) vieram em seguida.

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Os meses de janeiro e maio concentraram o maior volume de pedidos de compras online analisados no total do semestre, com 17,39% e 17,8% respectivamente. Janeiro (18,51%) e abril (17,34%) registraram os maiores índices em relação ao volume de tentativas de fraude evitadas nos primeiros seis meses.

Pesquisa revela dados sobre fraudes digitais no Brasil

A pesquisa revelou que 75% das tentativas de fraudes analisadas e evitadas pelo serviço Konduto ocorreram em dias úteis da semana, de segunda a sexta-feira. Durante os fins de semana, houve menos tentativas de compras fraudulentas. Os sábados registraram 12,4% do total e os domingos, 12,2%. Entre os dias úteis, a quinta-feira apresentou a maior incidência, com 17,7% do total. O horário preferido pelos fraudadores foi entre 12h e 17h, representando 36,9% dos pedidos analisados e 40% das tentativas de fraude bloqueadas.

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Segundo Tom Canabarro, diretor Antifraudes da Boa Vista, é mais “vantajoso” para quem quer praticar a fraude tentar as compras sem ser percebido pelos sistemas de segurança, daí a preferência pelos dias úteis. Durante a semana, o movimento é maior, o que pode facilitar uma forma de se camuflar entre as compras. “Quanto mais parecido o comportamento do fraudador for com o do cliente legítimo, mais difícil fica identificar a fraude”, disse Canabarro em nota.

No primeiro semestre deste ano, cerca de 73,83% das tentativas de fraude identificadas partiram de transações realizadas com dispositivos móveis. Esse comportamento também foi observado no volume de pedidos analisados, que ficou em 74,94% em comparação com o total.

*Com informações da Agência Brasil.

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