Investimento de aproximadamente R$ 7 milhões vai beneficiar 1.249 fortalezenses
Fila por órteses, próteses e cadeiras de rodas deve ser zerada em Fortaleza até setembro
Começou nesta quarta-feira (9), em Fortaleza, a entrega de 2.309 equipamentos de auxílio para pessoas com mobilidade reduzida, entre órteses, próteses e cadeiras de rodas. O investimento de aproximadamente R$ 7 milhões vai beneficiar 1.249 fortalezenses. Na ocasião, o prefeito José Sarto também anunciou a entrega de medicamentos e insumos, de forma domiciliar, para pacientes com lesão medular. Para isso, a Prefeitura contará com seis triciclos elétricos, outros 24 devem ser adquiridos até outubro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A expectativa é entregar todos os equipamentos de acessibilidade até o mês de setembro. Somente no primeiro dia de entrega, 290 pessoas foram contempladas e 402 auxílios entregues. Segundo o prefeito, a ideia é zerar a fila de espera para esse tipo de equipamento na capital.
“Proativamente, a Secretaria da Saúde foi atrás das pessoas que precisam dessas próteses ou cadeira de rodas. Havia pessoas que já esperavam esse benefício desde 2012 e estamos, hoje, entregando os equipamentos para elas. São equipamentos adequados às necessidades individuais dos beneficiados: órteses, próteses e cadeiras de rodas convencionais e motorizadas. Nossa meta é, até setembro, zerar a fila de espera para esse tipo de demanda”, informou o prefeito.
Entrega de órteses, próteses e cadeiras de rodas em Fortaleza
Para ter acesso ao benefício de equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida, o usuário precisa, primeiramente, comparecer ao posto de saúde para o agendamento de uma consulta. Assim, a equipe da unidade de saúde promoverá o acompanhamento e realizará os encaminhamentos necessários. Já para os pacientes restritos ao leito, o familiar ou responsável deve se dirigir à unidade de saúde, informar a condição, para que seja avaliado de forma domiciliar.
Seis triciclos também serão utilizados na distribuição de medicamentos e insumos, de forma domiciliar, para pacientes com lesão medular. Os 2.130 usuários já cadastrados na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que recebem seus materiais no posto de saúde, terão a oportunidade de recebê-los em domicílio, evitando deslocamentos, o que também reduzirá o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporcionará que os familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.
A adesão ao recebimento domiciliar será de forma voluntária. Assim, a equipe da SMS está realizando a busca ativa dos pacientes cadastrados, para que, até o mês de setembro, já iniciem as rotas de distribuição, que alcançarão toda a cidade.
Os medicamentos e insumos que fazem parte dos kits de lesão medular, distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), compostos de 15 itens: gaze não estéril; luva de procedimentos (dois tipos); saco coletor de urina; sonda uretral (cinco tipos); lidocaína gel; óleo mineral puro; oxibutinina (dois tipos); doxazosina e baclofeno.
Os veículos contratados pela Secretaria do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog) são elétricos, portanto, não emitem CO2 e representam economia com combustível. Além disso, permitem acessar vias mais estreitas sem comprometer o volume transportado. Cada triciclo pode carregar até 500 kg no baú.
Leia também | Elmano assina projeto de lei para criação do programa Renda do Sol
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.