Portal GCMAIS

Evandro Leitão diz que monitora ataques no Grande Pirambu e confirma reforço policial na região

Foto: ALECE

O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão comentou  nesta quinta-feira (10) sobre os ataques criminosos registrados na região do Grande Pirambu, em Fortaleza. Em uma publicação nas redes sociais ele afirmou que está monitorando as ações no sentido de restabelecer a normalidade o quanto antes.

“Acompanhando, de forma atenta, as ações criminosas na região do Pirambu, em Fortaleza, e a resposta imediata das forças de segurança, capitaneadas pelo pelo governador @elmanooficial e o secretário da Segurança, Samuel Elânio”, escreveu.

Leitão confirmou as prisões que já estão ocorrendo na área onde as ações têm se concentrado, Pirambu e Carlito Pamplona, e que os suspeitos dos ataques começaram a ser identificados.

“Prisões e identificação de responsáveis já estão sendo postas em prática. Cerca de 170 policiais estão atuando na região para que se restabeleça a normalidade o mais rápido possível”, completou.

Secretário anuncia prisão de 11 suspeitos de participação nos ataques em Fortaleza

O secretário da Segurança Pública do Ceará, Samuel Elânio, informou na noite desta quinta-feira (10) que Forças de Segurança do estado capturaram 11 suspeitos de participação nos ataques criminosos realizados nos bairros Pirambu e Carlito Pamplona, em Fortaleza. Cerca de 170 policiais, entre militares e civis, atuam na área.

Ao todo, nove armas de fogo, entre elas um fuzil, e uma granada, diversas munições e drogas também foram apreendidas durante os trabalhos policiais. O secretário reforçou que todas as providências estão sendo adotadas.

Publicidade

“Com determinação do governador, Elmano de Freitas, estamos adotando todas as providências e apurando com rigor todas as situações que ocorrem nessas áreas. Já realizamos, até a tarde de hoje, as capturas de 11 pessoas e as apreensões de nove armas, entre elas um fuzil, além de uma granada. Todas as nossas forças estão empenhadas e trabalhando de forma integrada com as nossas inteligências, bem como a Ciopaer, com o uso de aeronaves. Nós não vamos recuar enquanto não realizamos todas as prisões e as apreensões dos responsáveis e acabar com qualquer sensação de insegurança que suspeitos venham tentar praticar no Ceará, especificamente, em Fortaleza”, frisou ele.

Carros foram incendiados em ruas de Fortaleza durante ataques

Motociclistas param carro e ateiam fogo no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza

Foto: Reprodução

Três carros foram alvos de incêndios criminosos em vias nos bairros Carlito Pamplona e Pirambu, em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (10). Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), até o momento, dois homens foram presos por suspeita de participação na queima de um dos veículos. As chamas foram debeladas pelo Corpo de Bombeiros.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, criminosos com galões de combustível em uma motocicleta interceptam um automóvel branco na avenida Doutor Theberge, na capital, e obrigam a motorista a descer do carro. Após a saída da condutora, o carro é incendiado. Outras duas ocorrências semelhantes foram registradas nas avenidas Francisco Sá e Leste-Oeste.

Aulas suspensas

As aulas nas Escolas Municipais Tertuliano Cambraia e Hilberto Silva, no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, foram suspensas. Com o contexto de violência, pais resolveram não levar os alunos. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou, em nota, que acompanha a situação “devido ao contexto de segurança pública na região”.

“As unidades estão recebendo reforço da Guarda Municipal de Fortaleza, que realiza trabalho diário nas unidades de ensino da Capital. Também está sendo oferecido à comunidade escolar o suporte do Serviço de Psicologia Escolar”, diz a nota.

Carros incendiados no Grande Pirambu

Equipes da Polícia Militar do Ceará realizam diligências na região. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa o local dos crimes para auxiliar as investigações policiais. Alguns comerciantes mantêm os estabelecimentos fechados nesta tarde.

“A SSPDS reforça que as ações policiais nos bairros que compõem as AISs 4 e 8 foram reforçadas por equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que intensificam ainda a segurança nos locais”, informou a SSPDS em nota.

“As investigações acerca das ações criminosas estão a cargo da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A Coordenadoria de Inteligência auxilia os trabalhos policiais e direciona as ações de policiais civis e militares nas regiões”, complementou a pasta.

Prisões de suspeitos de ataques

Os dois homens presos são Jamerson Bruno Alves, de 20 anos, com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, furto de veículo, receptação e atos infracionais análogos aos crimes de porte ilegal de arma de fogo, furto, roubo e crime contra a administração pública; e Wesley de Brito Ferreira, de 25 anos, que acumula passagens por tráfico de entorpecentes. A Polícia Militar também apreendeu com os suspeitos um revólver calibre .38 e munições.

A possível motivação dos atos criminosos teria sido um confronto entre facções criminosas rivais ainda nessa quarta-feira (9), que terminou com um homem morto, ainda não identificado.

Leia também | Motociclistas param carro e ateiam fogo no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Sair da versão mobile