O Ministério da Previdência Social divulgou o calendário de pagamentos dos benefícios do INSS para o mês de agosto de 2023. O pagamento contemplará um total de 37 milhões de aposentados e pensionistas este ano.
As datas de pagamento variam conforme o valor dos benefícios. Beneficiários com pagamentos até um salário mínimo possuem datas diferentes daqueles que recebem montantes superiores.
Para determinar a data precisa de pagamento, os beneficiários devem conferir o último número em seu cartão de benefício, excluindo o dígito verificador após o traço. Caso já tenham histórico de recebimentos anteriores, a data seguirá o padrão conhecido.
Calendário de pagamentos do INSS em agosto
Benefícios de até um salário mínimo:
Final 1: 25 de agosto;
Final 2: 28 de agosto;
Final 3: 29 de agosto;
Final 4: 30 de agosto;
Final 5: 31 de agosto;
Final 6: 1º de setembro;
Final 7: 4 de setembro;
Final 8: 5 de setembro;
Final 9: 6 de setembro;
Final 0: 8 de setembro.
Benefícios acima de um salário mínimo:
Finais 1 e 6: 1º de setembro;
Finais 2 e 7: 4 de setembro;
Finais 3 e 8: 5 de setembro;
Finais 4 e 9: 6 de setembro;
Finais 5 e 0: 8 de setembro.
Aprovado na Câmara projeto que coíbe contratação de consignados sem consentimento
A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece multa e proíbe a contratação de empréstimos consignados sem a autorização expressa do cliente. O texto aprovado nesta quarta-feira (9) vai agora ser apreciado no Senado Federal.
As medidas de proteção previstas no projeto serão aplicadas aos contratos de beneficiários da Previdência Social e servidores públicos federais.
O texto determina que a instituição financeira só poderá efetivar a transação se houver autorização expressa do beneficiário. Estão na lista de operação protegidas:
- empréstimos
- financiamentos
- cartões de crédito
- cartões consignados de benefícios arrendamentos mercantis
Conforme a proposta, beneficiários ou servidores que identificarem valores depositados de operações desconhecidos poderão pedir isenção de cobranças, mas para fazer isso será necessário apresentar solicitação às instituições financeiras em até 60 dias, contados a partir da data do crédito na conta.
O cliente poderá apresentar o pedido por meio de “qualquer de seus canais oficiais de comunicação”. Com isso, a devolução da totalidade dos valores recebidos à instituição financeira será concluída.
Somente em 2022, mais de 57,8 mil queixas de golpes de empréstimo consignado foram registradas em Procons de todo Brasil. O número de contratação de consignados representa, em média, mais de 6 denúncias a cada hora no país.
Leia também | Aprovado na Câmara projeto que coíbe contratação de consignados sem consentimento
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<