Observadores nas regiões Norte e Nordeste terão a melhor visualização
Chuva de meteoros pode ser vista na madrugada deste domingo no Brasil
A Perseidas, o pico de uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano, acontece na madrugada de sábado (12) para domingo (13) e poderá ser vista de todo o Brasil. O fenômeno, super intenso para o hemisfério Norte, pode gerar até 100 estrelas cadentes por hora.
No Brasil, conforme estimativas de astrônomos da Exoss, projeto de monitoramento de meteoros ligado ao Observatório Nacional, o melhor momento para observação do céu será entre 3h30 e o amanhecer; a taxa de aparições deve ficar entre cinco e trinta aparições por hora, dependendo da região.
Quanto mais próximo da região Norte do país, maiores as chances de ver os meteoros, que brilham ao entrar em contato com a atmosfera.
A Perseidas
A Perseidas acontece todos os anos quando a Terra atravessa uma trilha de detritos do cometa Swift-Tuttle, sempre em períodos entre 17 de julho e 24 de agosto. Descoberto em 1862 o cometa tem 26 km de largura e passa perto da Terra a cada 130 anos; a última vez foi em 1992 e só deve voltar a ocorrer em 2125.
Observação
Para tentar observar as chuvas de meteoros é necessário estar em um local com baixa poluição luminosa. Recomenda-se que o observador procure um local escuro, se possível afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa. Além disso, deve-se apagar as luzes em volta e é imprescindível que o tempo esteja bom. O melhor horário para presenciar esse fenômeno será na madrugada do dia 13 de agosto, entre 3h30 e o amanhecer.
A Região Norte, considerada a melhor do país para observação, as pessoas poderão desfrutar de taxas máximas entre 25 e 40 meteoros por hora. Na Região Nordeste, as taxas máximas devem alcançar de 15 e 30 meteoros por hora. No Centro-Oeste, estima-se uma quantidade de oito a 20 meteoros por hora. Na Região Sudeste, a expectativa é de que sejam vistos entre cinco e dez meteoros. A Região Sul será a menos favorecida para a visualização do fenômeno, as pessoas poderão acompanhar a passagem de cinco meteoros por hora.
Chuvas de meteoros
Esse fenômeno acontece quando a Terra passa pelas zonas de detritos deixadas pelos cometas. Eles são geralmente pequenos, desde partículas de poeira até pedregulhos e queimam rapidamente ao entrar em contato com a atmosfera do planeta. Conforme a rocha espacial cai em direção à Terra, a resistência do ar, atuando no meteoroide, ocasiona a ablação, formando um “rastro” brilhante.
Do ponto de vista científico, o estudo das chuvas de meteoros permite estimar a quantidade e período de maior penetração de detritos na Terra. A partir desse estudo, as missões espaciais e centros de controle de satélites podem elaborar meios de proteção de suas naves e equipamentos. Eles também importantes para o conhecimento da formação do Sistema Solar.
Leia mais | Cariri começa a receber obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.