O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração nesta segunda-feira (14) enfatizando que a contribuição dos países ricos para a preservação do meio ambiente, especial da floresta amazônica, não deve ser vista como um favor, mas sim como o pagamento de uma dívida com o planeta. Lula ressaltou que, após a recente conclusão da Cúpula da Amazônia, os países da região estão em posição de reivindicar essa contribuição durante a COP28, que ocorrerá nos Emirados Árabes no final do ano. As declarações ocorreram no programa semanal “Conversa com o Presidente”.
“É uma questão simples de entender. Os países ricos começaram a Revolução Industrial muito antes do Brasil. Eles são responsáveis pela poluição global há muito mais tempo que nós. Eles desmataram suas florestas muito antes de nós. Agora, o que eles devem fazer é contribuir financeiramente para permitir que outros países também se desenvolvam. Não estamos pedindo ajuda, estamos buscando um pagamento legítimo. É como se eles estivessem quitando uma dívida que têm com a humanidade,” afirmou Lula.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ele acrescentou: “Temos a capacidade de nos apresentar ao mundo, nos Emirados Árabes, e dizer o seguinte: ‘Olhem, esta é a situação. Queremos essa contribuição de vocês. E isso não é um favor. É o pagamento de uma dívida que vocês têm com o planeta Terra, porque desmataram suas florestas 100 ou 150 anos antes de nós. Portanto, agora é hora de vocês pagarem para que possamos preservar nossas florestas, gerar empregos, oportunidades de trabalho e melhorar as condições de vida das pessoas’.”
Lula defende resultado da Cúpula da Amazônia para preservação do meio ambiente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou, neste domingo (13), nas redes sociais, sobre a dimensão do desafio que é proteger a floresta amazônica.
“Proteger a floresta é realmente um desafio imenso. A Cúpula da Amazônia reuniu países da região de forma inédita para isso. Foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental”.
Lula se referiu ao encontro com chefes de Estado de países amazônicos, a Cúpula da Amazônia, realizada na última semana, em Belém. Sua postagem neste domingo foi uma resposta a uma mensagem do ator, cineasta e ativista ambiental norte-americano Mark Ruffalo, ao presidente, na mesma rede social. Nela, o ator criticou a falta de metas concretas para proteger a região, no fim do encontro entre chefes de estado dos oito países amazônicos.
Entidades ambientais já haviam criticado a falta de metas para o desmatamento na Declaração de Belém, documento final da cúpula. Essas entidades também questionaram a falta de soluções práticas para evitar as mudanças climáticas.
*Com informações da Agência Brasil.
Leia também | Populista de extrema-direita vence primárias na Argentina
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<