Ícone do site Portal GCMAIS

Apagão nacional: Energia está sendo restabelecida gradativamente no Ceará, afirma Enel

Enel é multada em R$ 10 milhões por falta de energia em praias do Ceará durante o Réveillon 2024

Foto: Reprodução

Um apagão de grandes proporções atingiu vários estados do Brasil, incluindo o Ceará, por volta das 8h30 desta terça-feira (15). Cidades do Norte, Nordeste e também no Sudeste foram impactadas pela falta de energia elétrica. A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia em algumas partes do país, divulgou uma nota informando que a energia está sendo gradativamente restabelecida após a autorização do Operador Nacional do Sistema.

Segundo a Enel, a energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada às 8h48 no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. “No Ceará, estamos restabelecendo gradualmente a energia de acordo com a autorização do ONS”, disse a distribuidora responsável pelo serviço elétrico nos três estados.

O procedimento de ativação do ERAC é automático e é implementado quando alguma anomalia é detectada no Sistema Interligado Nacional, visando proteger o sistema elétrico de danos mais amplos.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicou que a ocorrência foi resultado de problemas na rede de operação do Sistema Interligado Nacional, levando à interrupção de aproximadamente 16 mil MW de carga em estados dessas regiões.

A causa exata do apagão ainda está sendo investigada pelo setor elétrico. Até o momento, a recomposição da energia já foi iniciada em todas as regiões afetadas, sendo que cerca de 6 mil MW já foram recuperados até as 9h16.

Publicidade

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classificou o apagão como um “evento de grande porte” e informou que várias entidades governamentais e empresas estão trabalhando para solucionar o problema e restabelecer o sistema o mais rápido possível. O Ministério de Minas e Energia também está instituindo um grupo para analisar e estudar as causas desse evento.

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias  <<<

No Ceará, onde a situação afetou cidades como Fortaleza, Eusébio e Caucaia, a Enel registrou interrupção de parte da carga, mas assegurou que a energia está sendo gradualmente recuperada após a autorização do Operador Nacional do Sistema. O mesmo panorama foi observado em outros estados do Nordeste, como a Bahia e o Piauí, onde a falta de energia também gerou impactos.

O restabelecimento total da energia elétrica dependerá da avaliação das causas do incidente e das medidas tomadas para solucioná-lo. A situação continua sendo monitorada pelas autoridades e empresas envolvidas. Esta matéria será atualizada à medida que novas informações forem divulgadas.

Leia mais | Apagão deixa Ceará e vários estados do Brasil sem energia

>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<

Sair da versão mobile