Ícone do site Portal GCMAIS

Criança de 11 anos morre após se afogar na Praia da Leste-Oeste, em Fortaleza

Quatro banhistas são resgatados de afogamento na Caponga

Foto: Reprodução

Uma criança de 11 morreu após se afogar enquanto tomava banho de mar na Praia da Leste-Oeste, no Bairro Moura Brasil, em Fortaleza, nesta terça-feira (15). Por causa do feriado de Nossa Senhora da Assunção, muitos fortalezenses lotaram as praias da Capital.

De acordo com a reportagem da TV Cidade, a menina havia comido em uma barraca de praia e logo em seguida entrou no mar, quando começou a se afogar. Banhistas que estavam próximo ao local perceberam o afogamento e com apoio dos guardas vidas conseguiram retirar a vítima da água.

Uma grande movimentação de banhistas e curiosos se formou na faixa de areia antes da chegada do socorro.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e os socorristas ainda tentaram fazer a reanimação da criança, mas ela não resistiu e veio a óbito instantes depois.

Bombeiros dão dicas para evitar afogamentos

Basta um momento de descuido, ou imprudência, para se envolver numa ocorrência de princípio de afogamento. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) elaborou uma lista com dicas que ajudam a prevenir esse tipo de ocorrência. “Aprender a nadar é uma das melhores maneiras de prevenir”, sugere os Bombeiros.

Publicidade

Outras dicas valiosas são nunca utilizar álcool, ou drogas, e, antes de entrar na água, conhecer a profundidade, a correnteza, a temperatura e outras condições relevantes. O uso de bebidas alcoólicas, por exemplo, afeta os reflexos e a habilidade de nadar; já as condições da água podem ser conferidas previamente em sites e aplicativos gratuito, como o app da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que traz a tábuas de marés.

“Sempre nadar com um parceiro, ou em grupo, especialmente em águas profundas, ou com correntezas fortes”; e “usar colete salva-vidas, conforme idade e tamanho, quando estiver participando de atividades aquáticas”, são outras dicas valiosas que a corporação oferece aos banhistas. “As crianças precisam ser supervisionadas de perto quando estiverem na água, mesmo se estiverem usando coletes salva-vidas”, complementa o Corpo de Bombeiros.

Acionamento

Ao acionar os guarda-vidas do CBMCE, pelo 193, busque manter a calma e responda as perguntas do atendente. As perguntas mais frequentes são quanto ao tipo de ocorrência, a localização exata da emergência, o número de vítimas e características gerais do evento.

 

Leia também| Menino de 5 anos morre após se afogar na Praia do Titanzinho, em Fortaleza

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile