Anderson Arruda foi operado após romper o ligamento do joelho durante uma queda em uma cachoeira
Geneticista escreve “sim” e “não” nos joelhos antes de cirurgia para evitar erro médico
Com o objetivo de evitar um eventual erro médico antes de ser submetido a uma cirurgia, o geneticista Anderson Arruda, de 50 anos, escreveu as palavras “sim” e “não” nos próprios joelhos para sinalizar à equipe de profissionais qual deles deveria ser operado. A cirurgia ocorreu no sábado (12) em uma clínica particular de Fortaleza.
Anderson explica que precisou ser submetido ao procedimento após sofrer um rompimento do ligamento ao escorregar e bater o joelho em uma pedra quando estava em um momento de lazer em uma cachoeira.
“No feriado do dia trabalhador, 1º de maio, eu estava na serra e lá eu escorreguei em uma cachoeira e bati meu joelho em uma pedra. Dessa queda, houve um rompimento do ligamento cruzado anterior e fissura do menisco, quando cheguei em Fortaleza meu joelho estava um pouco inchado, fui na emergência e após uma ressonância foi constatado o rompimento do ligamento e veio a necessidade de fazer a cirurgia”, esclarece.
Antes de iniciar o procedimento cirúrgico, o geneticista informou que recebeu a orientação de uma enfermeira para que sinalizasse com uma marcação qual dos dois joelhos seria o que passaria pela cirurgia e ele escolheu sinalizar com as palavras “sim” e “não”.
“A enfermeira me deu duas opções: ou eu marcaria com um alvo no joelho a ser operado um círculo maior com uma bolinha dentro ou marcaria sim para o joelho a ser operado e não para o outro que não seria submetido à cirurgia”, explica.
A orientação recebida pelo paciente faz parte de um protocolo do Ministério da Saúde (MS) para minimizar erros cirúrgicos, desenvolvido em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), chamado “Manual para Cirurgia Segura”. O manual envolve diversos passos, como a escolha da equipe, passo a passo de uma anestesia segura, e etapas de verificação pré, durante e pós procedimento (identificação, confirmação, registro).
Geneticista se recupera bem após cirurgia no joelho
Após a cirurgia, que foi considerada um sucesso, Anderson já recebeu alta e agora está se recuperando bem. Ele conta com a ajuda de um fisioterapeuta para acelerar a recuperação.
“A cirurgia foi feita no sábado por volta das 18h. No mesmo dia já fui para o quarto e no domingo já vim para casa. Desde segunda estou fazendo fisioterapia, a cirurgia está bem sequinha, não tem nenhum ponto suturando. Estou sendo acompanhando por um especialista em articulação de joelho para que a recuperação seja mais rápida”, finaliza.
Leia também| Apaixonado por rádio, idoso de 76 anos realiza sonho de conhecer locutores
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.