Aumento será de R$ 0,41 no preço da gasolina e de R$ 0,78 no diesel
Petrobras anuncia aumento de nos preços da gasolina e do diesel para distribuidoras
A Petrobras comunicou, nesta terça-feira (15), que aplicará reajustes nos preços da gasolina e do diesel a partir desta quarta-feira (16). O preço médio da gasolina A, produzida diretamente pelas refinarias e entregue às distribuidoras, sofrerá um aumento de R$ 0,41 por litro, elevando o valor para R$ 2,93 por litro. Esse aumento representa cerca de 16%.
Contudo, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parte da Petrobras no preço final ao consumidor será em média de R$ 2,14 por litro vendido na bomba, conforme indicado pela empresa.
Apesar deste aumento, no acumulado do ano, o preço da gasolina vendida às distribuidoras acumula uma redução de R$ 0,15 por litro.
Diesel
Já em relação ao diesel, a Petrobras planeja elevar o preço médio de venda para as distribuidoras em R$ 0,78, totalizando R$ 3,80 por litro. Esse reajuste representa um aumento de 26%.
Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A – produzido nas refinarias – e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a contribuição da Petrobras no preço final ao consumidor será em média de R$ 3,34 por litro.
Apesar deste reajuste, ao longo do ano, o preço de venda do diesel da Petrobras para as distribuidoras acumula uma redução de R$ 0,69 por litro.
Vale ressaltar que a parcela da Petrobras no preço dos combustíveis não é o valor total encontrado pelos consumidores nas bombas, uma vez que impostos e margens de lucro das distribuidoras e postos também são incluídos no cálculo.
Nova Política de Preços
A Petrobras esclareceu que a nova política de preços da empresa reflete condições mais vantajosas de refino e logística da companhia em sua precificação.
Segundo a empresa, isso inicialmente permitiu uma redução nos preços da gasolina e do diesel e, recentemente, mitigou os efeitos da volatilidade e das altas abruptas dos preços externos, resultando em um período de estabilidade nos preços para os clientes.
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No entanto, com a consolidação dos preços do petróleo em um novo patamar e a Petrobras atingindo os limites de otimização operacional, incluindo importações complementares, tornou-se necessário ajustar os preços dos combustíveis, alinhados com a estratégia comercial, visando o reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a empresa.
Nessa perspectiva, a nova política de preços busca evitar transferir aos consumidores a volatilidade conjuntural do mercado global e das taxas de câmbio, enquanto mantém um ambiente competitivo de acordo com a legislação vigente.
*Com informações da Agência Brasil.
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