Um apagão nacional surpreendeu diversas cidades do Brasil, deixando uma série de regiões sem fornecimento de energia elétrica, na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30. Além de afetar cidades do Ceará, há relatos de falta de energia nas regiões Norte e Nordeste e em alguns estados do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e do Sudeste (Rio de Janeiro e Minas Gerais).
O apagão gerou inquietação e surpresa nas redes sociais, com muitos internautas compartilhando experiências sobre a situação inesperada. Pessoas de diferentes localidades do país relataram quedas de energia em suas residências e áreas de trabalho, gerando impactos momentâneos nas atividades cotidianas e nos serviços.
Apagão deixa diversas cidades do Brasil sem energia
Segundo a Enel Ceará, “trata-se de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), externa a da área de atuação da distribuidora”.
“A Enel informa que registrou, nesta manhã, interrupção de parte da sua carga nos Estados do Rio, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema.
Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.”, informou a Enel Nacional.
A Neoenergia informou que, na manhã desta terça-feira (15), uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
*Matéria em atualização.
>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<
Leia também | Pipas presas à fiação deixam mais de 200 mil pessoas sem energia no Ceará
>>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<<