Os competidores vão se dividir em dois times para enfrentar o desafio do Top Chef Brasil 4 desta quarta-feira (16)
Participantes disputam prêmio de R$ 30 mil no Top Chef Brasil 4
O Top Chef Brasil 4 desta quarta-feira (16) exibe os participantes em mais um Teste de Fogo de tirar o fôlego e abrir o apetite. Os competidores serão divididos em grupos e terão o desafio de preparar pratos com técnicas ousadas. Depois da prova, a qualquer momento, a sineta pode tocar e a equipe vencedora receberá um dilema que influenciará diretamente no Desafio de Eliminação que vai ao ar nesta quinta-feira (17).
Ficou um gostinho de “quero mais” para Arturo Baéz no Top Chef Brasil 4. O paraense foi o terceiro eliminado do reality. Apesar da vontade de mostrar mais a culinária amazônica, o chef se sente orgulhoso e honrado de ter representado a região Norte no programa comandado por Felipe Bronze, que tem como jurados Emmanuel Bassoleil e Janaina Torres Rueda. Arturo falou com carinho dos ingredientes da Amazônia e trabalha duro para que a gastronomia paraense ultrapasse as barreiras regionais. “Quero mostrar que cabem na mesa de qualquer lugar, harmonizam muito bem em vários tipos de preparo e em muitos segmentos da gastronomia”, explicou. Entre todas, a iguaria preferida de Arturo é o tucupi, caldo saboroso extraído da raiz da mandioca brava. “O tucupi corre nas minhas veias”, brincou.
Arturo criou o projeto “Pará na Bagagem” para rodar pelo Brasil apresentando a culinária paraense em feiras e eventos gastronômicos. A ideia nasceu há dois anos e meio. Inicialmente, o foco era era apenas documentar em vídeo a viagem, mas o resultado foi muito maior: “Rodamos 16 estados e mais de 100 mil quilômetros de carro. Levando, em cada viagem, 400 até 500 kg de insumo”.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Top Chef Brasil cheio de inovação
O prato “Bregão de Dois”, que fez Arturo garantir sua vaga no Top Chef Brasil, teve mais de 12 mil preparações durante o projeto. Logo na primeira prova do programa, que definiria qual participante seguiria no reality, Arturo teve uma grata surpresa. “Me emocionei muito ao ver a foto do meu pai lá”, contou o chef sobre a decoração escolhida para recebê-lo na estreia do Top Chef Brasil.
“A melhor parte foi me dar conta que estava no maior reality de gastronomia do mundo, representando a região Norte e representando a minha família, especialmente meu pai”, destacou emocionado.
Apesar do herói de Arturo não estar mais aqui, foi o responsável pelo participante ser cozinheiro, e, posteriormente, chef de cozinha. Além da emoção de ver fotos da sua vida, Arturo se realizou profissionalmente ao conhecer os jurados do reality: “Foi a maior experiência da minha carreira. Amei conviver com eles. Emmanuel Bassoleil é um lord, a Janaina Torres Rueda, um amor de pessoa, e o Felipe Bronze é uma máquina, o cara é muito bom no que faz”, elogiou.
Na opinião do paraense, o programa une visibilidade, convivência com outros chefs renomados e o contato com o trio especialista, “o ponto alto” do reality. Arturo já era fã do Top Chef e assistiu a todas as temporadas anteriores: “Poder jantar com Giovanni Renê foi uma experiência fantástica”, comentou sobre o último vencedor do programa. “No Top Chef não existe perdedor, uns ganham mais e outros menos, mas todos ganham”, avaliou.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
História de emoção
Pai de cinco filhos, Arturo, inclusive, se emociona ao falar da família. “São meu maior combustível para continuar cozinhando, fazendo o que eu amo”. A primogênita, Giovanna, já faz doces para vender na escola. E o segundo filho, Bernardo, acompanha o pai nos eventos. Os dois estão seguindo os passos de Arturo, que pretende, além disso, mostrar a culinária aos mais novos, Vitor, Valentina e Yasmin, no tempo certo. “É bom eles entenderem o que o pai faz para sobreviver”, explicou.
E em casa de cozinheiros, qual será, aliás, o carro-chefe do Dia dos Pais? “Vai ser churrasco, apesar de ser do Norte, acho que o churrasco está presente na vida de todo brasileiro”, pensou Arturo. Ele pretende, assim, assar peixe fresco na brasa e cozinhar, posteriormente, salada de feijão-manteiguinha. Todos vão colocar a mão na massa. Para finalizar, Arturo deu a dica de milhões para os próximos participantes do reality: “Estude muito, tente pegar o máximo de referências, prove tudo o que te oferecerem e seja bastante organizado”, elencou.
Pensando no futuro, o chef pretende, paralelamente, continuar o projeto Pará na Bagagem e criar, assim, um restaurante focado em gastronomia amazônica: “O restaurante sai em 2024, e antes disso, eventos e feiras de gastronomia com o projeto”.
O Top Chef Brasil 4 vai ao ar todas as quartas e quintas, às 22h45, na Record TV. Aqui no Ceará, acompanhe pela tela da TV Cidade Fortaleza canal 8.1.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.