Um incêndio atinge uma área de vegetação que abrange cerca de três quadras na localidade de Lagoa Seca, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, nesta quarta-feira (16). O fogo chegou próximo à região onde se localiza o Parque do Cocó.
O Corpo de Bombeiros informou que acredita que os vários focos de incêndio tenham iniciado após a queima de lixo na vegetação e, com os fortes ventos, a fumaça se espalhou e atingiu alguns bairros próximos à área atingida.
Moradores dos bairros Cidade dos Funcionários, Sapiranga, Luciano Cavalcante e Guararapes registraram nas redes sociais imagens do fogo e reclamam da fumaça.
O fogo se alastrou pela vegetação rasteira de forma contínua e já atingiu parte da área que pertence ao Parque do Cocó.
Os agentes do Corpo de Bombeiros realizam os trabalhos de combate às chamas desde as primeiras horas da tarde e seguiram pela noite na tentativa de debelar as chamas.
Corpo de Bombeiros apagou 1.193 incêndios em vegetação em 2023
Nos sete primeiros meses de 2023, o Corpo de Bombeiros já apagou um total de 1.193 incêndios em vegetação. Isso representa um aumento de 256% ao serem comparados com os sete primeiros meses do ano de 2022.
O balanço de 2022 é menor do que os anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação apagou, respectivamente, 6.751, 7.125 e 6.097 incêndios em vegetação.
No último domingo (13), um incêndio foi registrado em vegetação na Rua Holanda, no bairro Maraponga, em Fortaleza. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares que apagaram o incêndio com cerca de 2 mil litros de água.
“Nossos bombeiros atuaram de forma ágil e eficiente no combate ao incêndio, evitando que as chamas se alastrassem e colocassem em risco a segurança da comunidade local. o tempo resposta e a quantidade de água utilizada demonstram esta efetividade”, informou o 2º tenente Domingos Alves Evangelista Neto.
Bombeiros dão dicas de prevenção para evitar incêndios em vegetação
O Corpo de Bombeiros reuniu algumas dicas de prevenção para evitar as ocorrências de incêndios. Confira:
- Não queime lixo ou resíduos a céu aberto: evite queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. A princípio, o fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.
- Como também, mantenha a vegetação próxima às residências limpa e organizada: realize a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.
- Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em caso de focos de incêndio: se avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
No Brasil, o incêndio em vegetação é considerado um crime ambiental. A legislação brasileira estabelece penalidades para aqueles que provocam incêndios em áreas naturais de forma intencional ou negligente.
Assim, a principal lei que aborda essa questão é a Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. De acordo com essa lei, no seu artigo 41, é crime “provocar incêndio em mata ou floresta.
Leia também| Câmeras flagram criminosos assaltando dois policiais militares em Fortaleza
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<