Crime ambiental

Mais de 200 quilos de peixes mortos são retirados de lagoa em Fortaleza

Um vídeo registrado por moradores mostraram os peixes amontoados próximo a uma margem da Lagoa da Glória, no bairro Barroso

Compartilhe:
17 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

Centenas de peixes foram encontrados mortos nesta quinta-feira (17) na Lagoa da Glória, no bairro Barroso, em Fortaleza. Um vídeo registrado por moradores mostra os peixes amontoados próximo a uma margem do espelho d’água.

Mais de 200 quilos de peixes mortos são retirados de lagoa em Fortaleza
Foto: Reprodução

Os moradores suspeitam que a matança foi resultado do despejo irregular de algum material tóxico na lagoa. Os populares informaram que o mau cheiro vem causando incômodo desde a última terça-feira (15).

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), informa que, nesta quinta-feira (17), iniciou a limpeza da lagoa e que todos os peixes mortos já foram retirados, totalizando aproximadamente 220 quilos.

As intervenções abrangem a limpeza completa da Lagoa, que é executada de forma manual, com o apoio de uma equipe com 13 garis. A previsão é que o serviço seja concluído até o fim da próxima semana.

Secretaria vai realizar vistoria para apurar situação dos peixes mortos

Já com relação às possíveis causas para o ocorrido, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) irá realizar uma vistoria no local para a análise posterior da qualidade da água. O relatório final será emitido após levantamento também da infraestrutura (drenagem de águas pluviais e rede coletora de esgoto) existente na bacia de contribuição do recurso hídrico.

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também enviará uma equipe para averiguar a denúncia. A Agefis reforça que realiza, rotineiramente, por toda a cidade, ações para inibir o lançamento de resíduos em áreas não autorizadas.

Em relação ao fato denunciado, caso seja possível realizar o flagrante e, comprovado, mediante laudo técnico emitido pela Seuma, que a substância lançada no recurso hídrico ocasionou a morte de animais, a empresa infratora poderá ser autuada, conforme o artigo nº 765 do Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), que prevê como infração gravíssima “Causar poluição de qualquer natureza, que provoque mortandade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios ou peixes.”, podendo ser aplicadas as penalidades de Multa, que varia de R$ 303,75 a R$ 48.600,00, além da reparação, reposição ou reconstituição do ambiente degradado.

Como denunciar

A Agefis pode ser acionada por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. Os cidadãos podem ajudar a Prefeitura de Fortaleza nesse monitoramento, denunciando para a fiscalização municipal.

Leia também| 

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.