Ícone do site Portal GCMAIS

Mais de 200 quilos de peixes mortos são retirados de lagoa em Fortaleza

Mais de 200 quilos de peixes mortos são retirados de lagoa em Fortaleza

Foto: Reprodução

Centenas de peixes foram encontrados mortos nesta quinta-feira (17) na Lagoa da Glória, no bairro Barroso, em Fortaleza. Um vídeo registrado por moradores mostra os peixes amontoados próximo a uma margem do espelho d’água.

Os moradores suspeitam que a matança foi resultado do despejo irregular de algum material tóxico na lagoa. Os populares informaram que o mau cheiro vem causando incômodo desde a última terça-feira (15).

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), informa que, nesta quinta-feira (17), iniciou a limpeza da lagoa e que todos os peixes mortos já foram retirados, totalizando aproximadamente 220 quilos.

As intervenções abrangem a limpeza completa da Lagoa, que é executada de forma manual, com o apoio de uma equipe com 13 garis. A previsão é que o serviço seja concluído até o fim da próxima semana.

Secretaria vai realizar vistoria para apurar situação dos peixes mortos

Já com relação às possíveis causas para o ocorrido, a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) irá realizar uma vistoria no local para a análise posterior da qualidade da água. O relatório final será emitido após levantamento também da infraestrutura (drenagem de águas pluviais e rede coletora de esgoto) existente na bacia de contribuição do recurso hídrico.

Publicidade

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também enviará uma equipe para averiguar a denúncia. A Agefis reforça que realiza, rotineiramente, por toda a cidade, ações para inibir o lançamento de resíduos em áreas não autorizadas.

Em relação ao fato denunciado, caso seja possível realizar o flagrante e, comprovado, mediante laudo técnico emitido pela Seuma, que a substância lançada no recurso hídrico ocasionou a morte de animais, a empresa infratora poderá ser autuada, conforme o artigo nº 765 do Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), que prevê como infração gravíssima “Causar poluição de qualquer natureza, que provoque mortandade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios ou peixes.”, podendo ser aplicadas as penalidades de Multa, que varia de R$ 303,75 a R$ 48.600,00, além da reparação, reposição ou reconstituição do ambiente degradado.

Como denunciar

A Agefis pode ser acionada por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156. Os cidadãos podem ajudar a Prefeitura de Fortaleza nesse monitoramento, denunciando para a fiscalização municipal.

Leia também| 

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile