Ícone do site Portal GCMAIS

Blogueiro cearense que tentou explodir bomba em Brasília é condenado a seis anos de prisão

Blogueiro cearense Wellington Macedo diz que não sabia dos explosivos colocados em caminhão

Foto: Redes Sociais/Reprodução

O blogueiro cearense Wellington Macedo de Souza, que participou da tentativa de explosão de uma bomba nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília, em dezembro do ano passado, foi condenado a seis anos de prisão. A sentença foi confirmada pelo juiz Osvaldo Tovani, da 8ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

“O crime foi premeditado. O acusado conheceu pelo menos um dos co-autores em Brasília, no acampamento montado em frente ao QG do Exército. As emulsões explosivas vieram do Pará, a pedido de George [Washington], o qual, após a montagem, entregou o artefato explosivo para Alan [dos Santos], que, por sua vez, ligou para o acusado e se encarregaram de tarefa importante, a colocação do artefato no local escolhido”, escreveu o juiz na sentença.

Conforme a decisão do juiz do TJDFT, o blogueiro deverá também ser penalizado com o pagamento de 240 dias-multa.

“Ante o exposto, condeno o acusado Wellington Macedo de Souza, qualificado nos autos, como incurso no art. 251, “caput”, e § 2º, c/c art. 250, § 1º, II, “f”, ambos do Código Penal, e aplico-lhe as penas de 06 anos de reclusão, em regime inicial FECHADO, além de 240 dias-multa, à razão unitária mínima”, diz a sentença.

Segundo a investigação da PF, Welington Macedo, que já tem antecedentes por contravenção penal, denunciação caluniosa e crime contra a incolumidade pública, teria auxiliado outros dois homens a colocar uma bomba próxima ao terminal aeroportuário da capital do país.

Ele é investigado por dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. Com as informações coletadas, a PF solicitou apoio à Perícia Forense do Estado do Ceará para confirmar a identificação de Wellington.

A Pefoce, por meio do Núcleo de Arquivo Onomástico da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), fez uma busca nos prontuários civis do banco de dados, cruzando informações coletadas pela PF com os registros da Pefoce. A busca durou algumas horas. Ao fim, o Núcleo de Arquivo Onomástico fez um relatório e encaminhou à autoridade policial.

Publicidade

Blogueiro cearense condenado a seis anos de prisão segue foragido

Bolsonarista considerado influente nas redes sociais, Wellington Macedo de Souza, de 47 anos, teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes por incentivar atos antidemocráticos no dia 7 de setembro de 2021.

Macedo está foragido da Justiça desde o dia 5 de janeiro deste ano, quando foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a sua prisão preventiva domiciliar. No dia seguinte à reclusão, ele rompeu a tornozeleira eletrônica e, desde então, seu paradeiro é desconhecido.

Leia também| Cid vai admitir que vendeu joias a mando de Bolsonaro e que lhe entregou dinheiro, diz advogado

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile