Fortaleza será palco do Projeto Cirandeiro, uma programação cultural gratuita que celebrará a arte cênica teatral brasileira. O ator, diretor e professor Amir Haddad, de 86 anos, será homenageado. No dia 29 de agosto, às 17 horas, a atriz cearense Lua Ramos, que já integrou o grupo Tá Na Rua, conduzirá uma vivência teatral. A linguagem cênica que permeia os processos de criação do grupo estará na pauta do ato, que ocorrerá na Vila das Artes. Em seguida, acontece uma conversa aberta com Amir Haddad.
O grupo Tá na Rua foi fundado pelo diretor em 1980, sendo, inclusive, referência em criação, pesquisa e formação em teatro de rua no Brasil.
O Cineteatro São Luiz será, por sua vez, palco, no dia 30 de agosto, a partir das 18 horas, do evento de lançamento do documentário Cirandeiro em III Atos e do livro Haddad de todos os teatros. O diretor e ator Amir Haddad estará presente no ato. A ação cultural é uma iniciativa da atriz e produtora cultural Lua Ramos, do grupo Moio de Artes Produções Artísticas e do grupo Tá na Rua, em parceria com o Cineteatro São Luiz e o Instituto Cultural Iracema, por meio da Escola Vila das Artes.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Amir Haddad
Amir Haddad é um diretor e ator com uma extensa carreira no teatro. Reconhecido nacional e internacionalmente, é referência na arte cênica brasileira. Com mais de 100 espetáculos e 400 peças dirigidas, suas obras são, além disso, marcadas por sua ousadia e inovação. Em sua mais recente atuação, Amir Haddad dirigiu o monólogo “Virgínia”, inspirado na vida e obra da escritora inglesa Virgínia Woolf, peça que, inclusive, marcou a estreia da atriz Cláudia Abreu na dramaturgia.
Documentário sobre Amir Haddad
O documentário, longa-metragem dirigido por Claudio Boeckel, revela o universo de um dos maiores pensadores de teatro brasileiro. Com uma carreira reconhecida, Amir Haddad é, dessa forma, reconhecido por suas contribuições para a arte teatral nacional e internacional. O documentário apresenta, assim, depoimentos exclusivos, cenas de ensaios e momentos íntimos, revelando a trajetória envolvente desse mestre dos palcos.
O longa-metragem tem produção musical e arranjos originais de Alessandro Cardozo e desvenda, dessa forma, o universo do artista através de rico material, de ensaios, espetáculos, aulas e acervo, passeando pelos seus 50 anos de atividade teatral. Paris, Paraty, Amapá, Rio de Janeiro, Cairo, Ceará, praças do Brasil e do mundo como palco eterno das manifestações humanas. “Cirandeiro em III atos” atesta o comprometimento de Amir Haddad com a democratização da cultura no Brasil.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
Livro “Haddad de todos os teatros”
Além do documentário, também será lançado o livro “Haddad de todos os teatros”, que conta os bastidores e as emoções do mundo cênico, revelando segredos e desafios que moldaram a carreira do artista. São 176 páginas que narram sua história de vida e, dessa forma, registram para a posteridade seus pensamentos e ensinamentos sobre o ofício e, além disso, a vocação pública das artes cênicas.
O livro é organizado pelos atores e diretores Claudio Mendes e Gustavo Gasparani a partir de pesquisas no acervo de Amir Haddad, e conta, também, com um texto do crítico, professor e jornalista Daniel Schenker sobre a carreira do artista e sua contribuição para a cena teatral brasileira.
“Tá na Rua”
Com mais de 40 anos de atuação e diversos prêmios, o grupo tem sede no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, desde 1980. Além disso, possui o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Por sua importância, Amir Haddad tem o título de “honoris causa” concedido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. A Casa Tô Na Rua realiza oficinas teatrais, ensaios, celebrações e eventos artísticos culturais.
Sua marca são espetáculos que saem do convencional, primam pela ousadia e a desconstrução da dramaturgia, ocupando ruas e praças.