A pesquisa entrevistou 413 dirigentes empresariais entre os dias 10 de julho e 4 de agosto de 2023.
Otimismo do empresariado cearense com os negócios é o 3º melhor no 2º trimestre
O otimismo do empresariado cearense é o terceiro melhor em relação às expectativas para os negócios no 2º trimestre do ano de 2023, conforme pesquisa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB) com apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Na amostragem, o nível de confiança dos líderes de empresas do Ceará ocupa a terceira colocação, com 17,3%, ficando atrás apenas de São Paulo (30,2%) e Paraná (30,2%), considerados os mais otimistas em relação ao total de pesquisados.
Em seguida vêm os estados de Santa Catarina (9,0%), Pernambuco (5,0%), Rio de Janeiro (2,5%), Rio Grande do Sul (2,2%), Minas Gerais (1,4%), entre outras unidades da federação.
Por outro lado, houve uma queda no nível de confiança dos empresários em relação às expectativas para a economia no recorte do período averiguado.
De acordo com o levantamento, o resultado pode ser atribuído, em larga medida, à percepção compartilhada pelo público de que houve uma deterioração das condições da economia brasileira no período recente.
Comparativamente, a confiança atribuída às demais dimensões analisadas relativas à evolução empresas/negócios dos respondentes e de seus respectivos setores econômicos, não exibiu alterações significativas nesse último trimestre.
A pesquisa entrevistou 413 dirigentes empresariais entre os dias 10 de julho e 4 de agosto de 2023.
Perfil das empresas e dos empresários
Os entrevistados pelo levantamento são de empresas cujas atividades atuantes se concentram em comércio e serviços (84,5%), indústria (11,5%) e agronegócio (4,0%).
A maior parcela dos que responderam à pesquisa integrava empresas de pequeno porte, com até 9 funcionários (43,2%); 27,7% dos respondentes trabalhavam em empresas de médio porte (entre 10 e 99 funcionários); e 26,6% declararam estar vinculados a empresas de grande porte (com 100 ou mais funcionários).
A maioria dos dirigentes de empresas que responderam à sondagem declarou ocupar cargos associados à presidência e direção geral de empresas; gerência e superintendência de marketing; direção de vendas; gerência comercial; direção de planejamento estratégico; entre outras posições de destaque na hierarquia de empresas e organizações participantes da sondagem.
Leia também| Fortaleza mantém menor taxa de desemprego entre capitais do Nordeste
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.