Subestação Pici

Apagão de uma hora e meia em Fortaleza foi causado por descarga atmosférica em para-raio

Enel realizou uma inspeção na subestação Pici, localizada em Fortaleza e compartilhada entre a Enel e a Chesf.

Compartilhe:
19 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

O apagão que durou uma hora e meia em Fortaleza e Região Metropolitana na madrugada deste sábado (19) foi causado por uma descarga atmosférica que atingiu um para-raio no setor de 69kV da distribuidora, causando um defeito numa chave seccionadora (espécie de interruptor desse circuito).

Apagão de uma hora e meia em Fortaleza foi causado por descarga atmosférica em para-raio
Foto: Reprodução

A informação foi divulgada na tarde deste sábado pela Enel Distribuição Ceará, concessionária de energia do Estado, após uma inspeção na subestação Pici, localizada em Fortaleza e compartilhada entre a Enel e a Chesf.

“No momento, houve a correta atuação do sistema de proteção nos transformadores no ponto de suprimento da Chesf. A ocorrência provocou interrupção no fornecimento de energia para clientes da distribuidora em Fortaleza e na região metropolitana. A falta de luz durou pouco mais de uma hora, sendo o fornecimento restabelecido de forma gradual até 5h57. Cabe destacar que cerca de 70% dos clientes afetados tiveram o serviço normalizado em até 3 minutos”, informou a companhia.

Apagão atinge Fortaleza e RMF na madrugada deste sábado

Quatro dias depois do problema que atingiu todas as regiões do país, um novo apagão no fornecimento de energia elétrica ocorreu, na madrugada deste sábado (19), em Fortaleza e na Região Metropolitana. A falta de energia durou cerca de uma hora e meia, e o serviço só começou a ser restabelecido por volta das 6h da manhã.

No início da manhã deste sábado, a falta de energia provocou transtornos no trânsito. Semáforos desligados geraram engarrafamento de veículos em diversos bairros da capital cearense.

De acordo com a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará, a interrupção foi provocada pelo desarme da linha de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras. Em função da oscilação da rede, o sistema foi desligado, segundo a Enel.

A Eletrobras declarou que a falha foi provocada na parte da linha compartilhada que pertence à Enel. “O problema ocorreu no setor de 69kV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceara”, declarou a companhia.

Essa semana, outro apagão atingiu os moradores de Fortaleza e de grande parte do país. De acordo com apurações preliminares, a falha no fornecimento de energia ocorreu em uma linha localizada em Quixadá, no Ceará. A linha pertence à Chesf.

Veja o que disseram as empresas sobre o apagão em Fortaleza

ENEL: “A Enel Distribuição Ceará esclarece que, após um desarme na linha da empresa transmissora que atende o Ceará, a companhia identificou um desligamento também em sua linha de transmissão de 69 KV, o que causou a interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes nas regiões metropolitana e Fortaleza nesta madrugada.

O desligamento na rede da distribuidora trata-se de processo normal de proteção do sistema elétrico, que ocorre após alguma oscilação na rede. A Enel restabeleceu a energia para todos os clientes de forma gradativa em pouco mais de uma hora, até 5h57, e trabalha em conjunto com a Chesf para apurar a dinâmica dos eventos”.

ELETROBRAS: “A Eletrobras esclarece que o desligamento ocorrido neste sábado (19), às 4h28, na região metropolitana de Fortaleza, teve origem em defeito na subestação Pici II, em setor sob responsabilidade da Enel Ceará. A subestação é compartilhada entre a Eletrobras Chesf e a distribuidora Enel Ceará, no qual o setor de 69kV é de responsabilidade da Enel Ceará e o setor de mais alta tensão (230 kV), de responsabilidade da Eletrobras Chesf.

O problema ocorreu no setor de 69kV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceará. Imediatamente após o desligamento, a Eletrobras Chesf informou a disponibilidade de todos os seus ativos ao Operador Nacional do Sistema, procedendo o restabelecimento do setor de 230kV, logo após autorização da Enel Ceará”.

Problema em linha de transmissão Quixadá/Fortaleza causou apagão no país na última terça-feira

Um problema na linha de transmissão Quixadá/Fortaleza, no Ceará deu origem ao apagão que atingiu todas as regiões do país nesta terça-feira (15), de acordo com informações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira repassadas durante entrevista coletiva, nesta quarta-feira (16). A linha faz parte da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras.

“A própria Chesf chegou à conclusão que essa linha, Quixadá-Fortaleza, abriu um não-acionamento de proteção que estaria programada. Essa linha abriu indevidamente. Ou seja: não precisava abrir e acabou abrindo. Isso ocasionou uma onda, uma coluna de peças de dominó”, disse.

Ele também afirmou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu o erro e confirmou que houve falha sistêmica. E passou a defender uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.

Leia também | Assembleia recebe parecer para instauração da CPI que vai investigar a Enel no Ceará

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.