Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza e Região Metropolitana ficam uma hora e meia sem energia em novo apagão na madrugada

Aneel intima Enel por falhas no atendimento após chuvas intensas em SP

Foto: Reprodução

Quatro dias depois do problema que atingiu todas as regiões do país, um novo apagão no fornecimento de energia elétrica ocorreu, na madrugada deste sábado (19), em Fortaleza e na Região Metropolitana. A falta de energia durou cerca de uma hora e meia, e o serviço só começou a ser restabelecido por volta das 6h da manhã.

No início da manhã deste sábado, a falta de energia provocou transtornos no trânsito. Semáforos desligados geraram engarrafamento de veículos em diversos bairros da capital cearense.

De acordo com a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará, a interrupção foi provocada pelo desarme da linha de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras. Em função da oscilação da rede, o sistema foi desligado, segundo a Enel.

A Eletrobras declarou que a falha foi provocada na parte da linha compartilhada que pertence à Enel. “O problema ocorreu no setor de 69kV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceara”, declarou a companhia.

Essa semana, outro apagão atingiu os moradores de Fortaleza e de grande parte do país. De acordo com apurações preliminares, a falha no fornecimento de energia ocorreu em uma linha localizada em Quixadá, no Ceará. A linha pertence à Chesf.

Publicidade

Veja o que disseram as empresas sobre o apagão em Fortaleza

ENEL: “A Enel Distribuição Ceará esclarece que, após um desarme na linha da empresa transmissora que atende o Ceará, a companhia identificou um desligamento também em sua linha de transmissão de 69 KV, o que causou a interrupção no fornecimento de energia para alguns clientes nas regiões metropolitana e Fortaleza nesta madrugada.

O desligamento na rede da distribuidora trata-se de processo normal de proteção do sistema elétrico, que ocorre após alguma oscilação na rede. A Enel restabeleceu a energia para todos os clientes de forma gradativa em pouco mais de uma hora, até 5h57, e trabalha em conjunto com a Chesf para apurar a dinâmica dos eventos”.

ELETROBRAS: “A Eletrobras esclarece que o desligamento ocorrido neste sábado (19), às 4h28, na região metropolitana de Fortaleza, teve origem em defeito na subestação Pici II, em setor sob responsabilidade da Enel Ceará. A subestação é compartilhada entre a Eletrobras Chesf e a distribuidora Enel Ceará, no qual o setor de 69kV é de responsabilidade da Enel Ceará e o setor de mais alta tensão (230 kV), de responsabilidade da Eletrobras Chesf.

O problema ocorreu no setor de 69kV, portanto, sob responsabilidade da Enel Ceará. Imediatamente após o desligamento, a Eletrobras Chesf informou a disponibilidade de todos os seus ativos ao Operador Nacional do Sistema, procedendo o restabelecimento do setor de 230kV, logo após autorização da Enel Ceará”.

Problema em linha de transmissão Quixadá/Fortaleza causou apagão no país na última terça-feira

Um problema na linha de transmissão Quixadá/Fortaleza, no Ceará deu origem ao apagão que atingiu todas as regiões do país nesta terça-feira (15), de acordo com informações do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira repassadas durante entrevista coletiva, nesta quarta-feira (16). A linha faz parte da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, subsidiária da Eletrobras.

“A própria Chesf chegou à conclusão que essa linha, Quixadá-Fortaleza, abriu um não-acionamento de proteção que estaria programada. Essa linha abriu indevidamente. Ou seja: não precisava abrir e acabou abrindo. Isso ocasionou uma onda, uma coluna de peças de dominó”, disse.

Ele também afirmou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu o erro e confirmou que houve falha sistêmica. E passou a defender uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.

Leia também | Assembleia recebe parecer para instauração da CPI que vai investigar a Enel no Ceará

Sair da versão mobile