A Prefeitura de Fortaleza informou que segue avançando com as obras de reforma e modernização do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, popularmente conhecido como Frotinha de Messejana. Nesta terça-feira (21), o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, e o secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo, visitaram a unidade para avaliar o progresso das intervenções, que já atingiram 86% de execução. A previsão é que a reforma seja finalizada e entregue à população em outubro deste ano.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) está encarregada das obras, e até o momento, diversas melhorias já foram implementadas. As alas de emergência clínica passaram por reformas que incluíram pintura, substituição de pisos e revestimentos. O hospital também ganhou uma nova subestação, teve suas instalações elétricas renovadas e a cobertura foi completamente reformada.
Atualmente, o foco da obra está na climatização dos ambientes, na reforma do centro cirúrgico, laboratório, sala de Raio-X, sala de gesso e bloco administrativo, além da renovação da fachada do hospital.
O investimento total nas obras é de aproximadamente R$ 9,7 milhões.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Com a conclusão da reforma, o hospital ampliará sua capacidade cirúrgica em 30%, incluindo a instalação de uma nova ala com mais uma sala de cirurgia, totalizando três salas. A Unidade de Terapia de Urgência (UTU) também será expandida, passando de 3 para 4 salas.
As enfermarias passarão por modernização, com a climatização dos espaços e requalificação dos leitos de observação. Macas serão substituídas por camas, proporcionando maior conforto aos pacientes.
Ademais, a sala de pequenos procedimentos foi otimizada, aumentando sua capacidade para suturas, drenagem de abcessos e outras intervenções médicas.
Leia também | MEC regulamenta adesão de instituições à supervisão do programa Mais Médicos
Gonzaguinha da Messejana
Além do Frotinha de Messejana, a Prefeitura de Fortaleza realiza, ainda, as obras de construção do novo Hospital Distrital Gonzaga Mota, na Messejana. O projeto da nova unidade de saúde prevê a ampliação do hospital, que passará de 4.545m² para 6.300 m², atendendo ao plano de modernização da rede hospitalar municipal, para dar mais conforto, segurança e qualificar o atendimento materno-infantil.
Com investimento de R$ 29 milhões, as obras do novo Gonzaguinha de Messejana já estão com 25% de execução e devem ser entregues no segundo semestre de 2024.
As novas instalações permitirão um aumento no número de leitos, de 85 unidades para 107 novos leitos, distribuídos em Urgência Obstétrica (10), Centro de Parto Normal (8) e leitos de internação (79) e leitos de UTI Neo (10), atendendo ao público infantil e adulto. As obras de requalificação e modernização do hospital preveem o funcionamento de consultórios médicos, ambulatório, serviço social, psicologia e fonoaudiologia, além de sala de ultrassonografia e raio X.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<