Grupo criminoso é responsável pelo tráfico de armas, drogas e especulava sobre a morte de policiais penais no estado.
Operação policial desarticula núcleo financeiro de facção criminosa no Ceará
Duas mulheres estão sendo investigadas sob suspeita de gerenciar o núcleo financeiro de uma facção criminosa no Ceará. Nesta terça-feira (22) uma operação policial está em andamento, com dois mandados de busca e apreensão em Sobral e outros três em Fortaleza. Além disso, um mandado de prisão preventiva está sendo cumprido na capital cearense.
A ação, nomeada de “Syntonos”, é coordenada pela Polícia Federal (PF) e tem o objetivo desestruturar essa célula do grupo criminoso, que era responsável pelo tráfico de armas, drogas e especulava sobre a morte de policiais penais no estado.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/CE) está encarregada de cumprir os mandados, que foram deferidos pela Vara de Delitos e Organizações Criminosas em Sobral e Fortaleza.
As duas mulheres em questão são alvo das investigações por integrarem e gerenciarem o núcleo financeiro e o tráfico de drogas da organização criminosa. Uma delas já está respondendo a uma ação penal por tráfico de drogas, fato ocorrido em fevereiro deste ano.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
As ações das suspeitas podem configurar crimes como tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e constituição de organização criminosa armada, crimes que podem acarretar penas de mais de 30 anos de prisão.
O nome da operação, “Syntonos”, faz alusão ao termo “sintonia”, utilizado por uma organização criminosa paulista para se referir aos “departamentos” ou “setores específicos” dentro da estrutura hierárquica do grupo.
As ações policiais desencadeadas na FICCO são produtos da cooperação interagências, com foco na inteligência de segurança pública, e contaram com a participação do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar do Ceará.
A Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará – FICCO – é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Leia também | Ações da Polícia Federal nos Correios de Fortaleza resultam em seis apreensões de drogas
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.