Direito do consumidor

Veja o que fazer caso a 123 Milhas tenha cancelado a sua passagem

A maior insatisfação dos clientes é devido à forma de devolução ser em voucher

Compartilhe:
22 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

Na última sexta-feira (18), a empresa 123 Milhas anunciou a suspensão de emissão de passagens aéreas da linha “Promo”, até dezembro de 2023, decisão que desagradou e pegou muitos clientes de surpresa. O Procon abriu uma investigação contra a empresa para apurar o caso.

Veja o que fazer caso a 123 Milhas tenha cancelado a sua passagem
Foto: Reprodução

Apesar do anúncio, a empresa assegurou que, quem já tinha adquirido sua passagem para esse período, terá o valor de volta, contudo a maioria dos clientes se mostraram insatisfeitos nas redes sociais, poisa muitos não confiam mais na 123 Milhas e querem a devolução em dinheiro, para utilizar em outro lugar.

A maior insatisfação é devido à forma de devolução ser em voucher, uma vez que os pagamentos foram feitos em dinheiro. Além disso, muitos consumidores não querem voltar a fazer negócio com a empresa.

Nesse caso, o voucher se torna ainda mais problemático, visto que permite o seu uso apenas na 123 Milhas novamente. No entanto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe essa prática.

A 123 Milhas pode oferecer o voucher como devolução, mas não deve ser uma imposição e, muito menos, a única opção. Nesse caso, onde a empresa cancelou o serviço, a escolha é do consumidor.

“Voucher é um tipo de acordo que a empresa quer obrigar o consumidor a aceitar. Mas não é obrigado! Aceita se quiser, até porque, ao aceitar, eles estão falando que só vai ter o voucher e pronto! Quem aceitar, tem que usar o mais rápido possível (acho uma péssima ideia), mas quem não quer aceitar, entra com a ação”, explica o advogado Cardoso Neto.

De acordo com o Proncon, se 123 Milhas cancelou a sua passagem, você deve seguir os seguintes passos:

  • Entrar em contato com a empresa para registrar a comunicação;
  • Pedir esclarecimento sobre sua situação específica e de todas as condições;
  • Registar uma reclamação junto aos Procons caso não atenda suas expectativas;
  • Encaminhar reclamação através do site consumidor.gov.br;
  • Não suspender pagamentos, mesmo diante da suspensão da oferta. Assim, caso precise levar à justiça, essa atitude demonstrará boa-fé.

O que fazer se as passagens da 123 Milhas tiverem sido emitidas para 2024?

Atualmente, os embarques suspensos são durante o período de setembro a dezembro de 2023. Mas, a empresa orienta que os clientes com viagens a partir de janeiro de 2024 já solicitem os vouchers.

Nesse caso, a devolução também será feita nas mesmas condições dos clientes que embarcariam até dezembro de 2023. No entanto, se já recebeu sua passagem, localizador ou e-ticket, sua viagem está confirmada.

Como solicitar os vouchers?

Caso opte por pedir o voucher da 123 Milhas, deverá seguir as orientações abaixo:

  • Acesse a página de ajuda 123 Milhas;
  • Informe os dados necessários;
  • Clique em “Buscar”;
  • Por fim, confirme a solicitação.

Leia também | Procon vai notificar 123milhas por suspensão de passagens aéreas

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.