Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Jornal da Cidade exibe a série de reportagens especiais
Arte e Esporte: Uma combinação que auxilia no desenvolvimento de pessoas com deficiência
No contexto da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Jornal da Cidade, do Grupo Cidade de Comunicação, apresenta a série de reportagens intitulada “Conectar e Somar para Construir Inclusão”. No segundo episódio, a arte e o esporte são apresentadas como recursos terapêuticos valiosos no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Por meio dessas atividades, gradualmente, as pessoas com essas condições alcançam uma maior independência. Graças ao esforço de uma equipe composta por diversos profissionais, pais e mães enxergam nesses pequenos avanços a esperança de um futuro mais promissor, repleto de amor e respeito.
Lúcio Flávio Gonçalves, de 44 anos, é aluno da APAE de Juazeiro do Norte. Há 18 anos, ele ingressou nessa instituição. A música não é a única habilidade que ele possui.
“Eu participei de teatro, aulas de música, dança moderna e dança folclórica, também fiz natação e muitas outras coisas”, relatou Lúcio.
Assim como Lúcio, o que se destaca entre os membros dessa turma não é apenas a deficiência que possam ter, mas sim a notável capacidade de adaptação diante de desafios e a superação das limitações. A arte e o esporte assumem papéis cruciais nesse processo de transformação.
Sandra Sobreira, que é professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado), destaca que o ensino oferecido não é um mero reforço, mas sim um complemento ao conteúdo ministrado aos alunos na escola regular.
“A gente faz o complemento das atividades pedagógicas, buscando a necessidade específica de cada aluno. Então a gente tem diversas dificuldades e a gente faz uma sondagem, faz um trabalho específico para sanar ou para melhorar aquela dificuldade que o aluno tem na sua deficiência intelectual”, explica Sandra.
A APAE de Juazeiro do Norte atende a um total de 650 pessoas com deficiência. A instituição oferece mais de 6 mil atendimentos mensais em 15 diferentes especialidades, abrangendo tanto a área clínica quanto pedagógica. A equipe multidisciplinar disponível inclui assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e psiquiatra.
Silvania, mãe de Maria Manoela, relata que o primeiro dia de atendimento da filha de 5 anos na APAE de Juazeiro foi carregado de expectativas. Ainda sem um diagnóstico preciso, essa chegada está repleta de esperança de que a filha possa levar uma vida tão normal quanto possível, apesar das limitações enfrentadas.
Desenvolvimento de pessoas com deficiência
Leia também | Há mais de 50 anos, APAE luta pelos direitos das pessoas com deficiência
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
De 21 a 27 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
O tema deste ano – “Conectar e somar para construir inclusão” – visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.
O Ministério da Saúde reforçou que as políticas públicas têm por objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência e sua inclusão social.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A Apae Brasil
A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 mil municípios em todo o território nacional.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das Apaes, mostrou que a Apae é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Nesse esforço destaca-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde, a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Apae Fortaleza
A Apae Fortaleza é uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) localizada em Fortaleza. Assim como outras unidades da APAE em diferentes cidades do país, a APAE Fortaleza tem como objetivo oferecer assistência, educação, saúde e inclusão social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de apoiar suas famílias.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.