Ícone do site Portal GCMAIS

Apae Fortaleza realiza programação especial na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla

Apae Fortaleza realiza programação especial na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla

Foto: Pexels

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Fortaleza está realizando uma programação especial em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa ocorre de 21 a 27 de agosto, período em que se celebra essa importante data instituída pela Lei nº 13.585/2017.

Programação – Dia 24/08 – quinta-feira

Manha:
* 8:00 às 10:00 Ritmos e Recreação (Equipe Sesc)

Tarde:
* 13:30 – Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza – Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Laboratório de Inclusão (Secretaria da Proteção Social)
* Experiências dos beneficiários incluídos no mercado de trabalho.
* 15:00 – Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza – Psicólogo Me. Chico Alencar
Tema: Inclusão laboral e empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

O objetivo da Semana é conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social, combater o preconceito e a discriminação. Este ano, o tema escolhido é “Conectar e somar para construir inclusão”, ressaltando a importância da conexão na Era da Informação, tanto por meio da comunicação interpessoal quanto da digital.

Publicidade

A ideia central é demonstrar como a conexão pode ampliar horizontes e perspectivas, permitindo a união de esforços em prol da inclusão dessas pessoas na sociedade. Através da comunicação e da colaboração, busca-se construir uma corrente sólida de inclusão e igualdade.

O Ministério da Saúde enfatiza que as políticas públicas têm como objetivo garantir e promover, em condições de igualdade, os direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social plena. A Apae Fortaleza, por meio dessa programação especial, reforça seu compromisso em contribuir para a conscientização e ações efetivas em prol da inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Leia também | Há mais de 50 anos, APAE luta pelos direitos das pessoas com deficiência

A Apae Brasil

A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 mil municípios em todo o território nacional.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das Apaes, mostrou que a Apae é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Nesse esforço destaca-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde, a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A Apae Fortaleza

A Apae Fortaleza é uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) localizada em Fortaleza. Assim como outras unidades da APAE em diferentes cidades do país, a APAE Fortaleza tem como objetivo oferecer assistência, educação, saúde e inclusão social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de apoiar suas famílias.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile