A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Fortaleza está realizando uma programação especial em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa ocorre de 21 a 27 de agosto, período em que se celebra essa importante data instituída pela Lei nº 13.585/2017.
Programação – Dia 24/08 – quinta-feira
Manha:
* 8:00 às 10:00 Ritmos e Recreação (Equipe Sesc)
Tarde:
* 13:30 – Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza – Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Laboratório de Inclusão (Secretaria da Proteção Social)
* Experiências dos beneficiários incluídos no mercado de trabalho.
* 15:00 – Auditório da Câmara Municipal de Fortaleza – Psicólogo Me. Chico Alencar
Tema: Inclusão laboral e empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
O objetivo da Semana é conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência, além de promover a inclusão social, combater o preconceito e a discriminação. Este ano, o tema escolhido é “Conectar e somar para construir inclusão”, ressaltando a importância da conexão na Era da Informação, tanto por meio da comunicação interpessoal quanto da digital.
A ideia central é demonstrar como a conexão pode ampliar horizontes e perspectivas, permitindo a união de esforços em prol da inclusão dessas pessoas na sociedade. Através da comunicação e da colaboração, busca-se construir uma corrente sólida de inclusão e igualdade.
O Ministério da Saúde enfatiza que as políticas públicas têm como objetivo garantir e promover, em condições de igualdade, os direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social plena. A Apae Fortaleza, por meio dessa programação especial, reforça seu compromisso em contribuir para a conscientização e ações efetivas em prol da inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Leia também | Há mais de 50 anos, APAE luta pelos direitos das pessoas com deficiência
A Apae Brasil
A Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente, atualmente, em mais de 2.200 mil municípios em todo o território nacional.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das Apaes, mostrou que a Apae é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Nesse esforço destaca-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde, a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Apae Fortaleza
A Apae Fortaleza é uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) localizada em Fortaleza. Assim como outras unidades da APAE em diferentes cidades do país, a APAE Fortaleza tem como objetivo oferecer assistência, educação, saúde e inclusão social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, além de apoiar suas famílias.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<