O desembargador Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi selecionado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para fazer parte da lista quádrupla de concorrentes a duas vagas de ministro disponíveis na Corte. Além do magistrado cearense, outros três desembargadores estaduais compõem a lista: Carlos Vieira Von Adamek (TJSP), José Afrânio Vilela (TJMG) e Elton Leme (TJRJ). A divulgação foi realizada pelo STJ nessa quarta-feira (23).
Os quatro indicados competirão pelas vagas destinadas a desembargadores estaduais e federais na composição do STJ. Atualmente, dos 33 ministros da Corte, a maioria é proveniente dos estados do Sudeste.
A nomeação dos dois novos ministros será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles ocuparão as vagas deixadas pelo ministro Jorge Mussi, que se aposentou em dezembro de 2022, e pelo ministro Paulo de Tarso Sanseverino, falecido em 8 de abril. Ambos ingressaram no Tribunal Superior provenientes da Justiça estadual.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Desembargador Teodoro Silva Santos
O desembargador é natural de Juazeiro do Norte (CE) e possui uma extensa formação acadêmica, com bacharelado em Ciências Jurídicas, mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Ele também é especialista em Direito Processual Penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua trajetória no sistema judiciário inclui 18 anos como promotor de Justiça e procurador de Justiça, além de ter fundado a Comissão de Segurança Permanente do Judiciário, entre outros cargos de relevância. Atualmente, é presidente da 1ª Câmara de Direito Público do TJCE.
Leia também | Banco Central confirma vazamento de dados de chaves Pix; saiba mais
>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<