O município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, abriu uma consulta pública da Parceria Público-Privada (PPP) para a instalação de uma usina solar fotovoltaica e uso de energia solar em prédios públicos da cidade. A PPP tem como objetivo a implantação, operação e manutenção da microusina com 825 KWp por ano de potência nominal. Toda a energia será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As sugestões ao projeto deverão ser enviadas pelo e-mail sepac@maracanau.ce.gov.br até 8 de setembro de 2023. De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Usina Solar Fotovoltaica a ser implementada em Maracanaú vai gerar sustentabilidade ao município.
Energia solar em Maracanaú
Além de Maracanaú, Fortaleza possui um projeto semelhante. No mês de junho, a Prefeitura da capital lançou um edital de concorrência pública internacional para contratação de parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de projetos de eficiência energética para escolas e creches da Secretaria Municipal da Educação, com prazo de 25 anos.
O modelo de operação será o de geração distribuída, com implantação de sete usinas fotovoltaicas e instalação de placa solar em oito escolas a título educativo, e representará uma economia estimada de 19,8% para o poder público, absorvendo o consumo de 468 unidades, equivalente a uma economia total R$ 38,4 milhões ao longo, ao longo tempo de contrato.
Leia também | Operação prende policiais, ex-vereador e empresária em esquema de agiotagem no Ceará