IMPOSTOS

Receita Federal disponibiliza consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda

Consulta pode ser realizada por meio da página da Receita Federal na internet, acessando “Meu Imposto de Renda” e selecionando “Consultar a Restituição”

Compartilhe:
24 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

A Receita Federal abre, a partir das 10h desta quinta-feira (24), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Neste lote, também estão inclusas as restituições residuais de exercícios anteriores. O pagamento para 6.118.310 contribuintes será efetuado no dia 31 de agosto, totalizando um valor de R$ 7,5 bilhões. Dessa quantia, R$ 914,1 milhões correspondem a contribuintes com prioridade legal.

Receita Federal disponibiliza consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda
Foto: Reprodução

Os beneficiados englobam diversas categorias, tais como:

11.960 contribuintes com idade acima de 80 anos;
86.427 contribuintes entre 60 e 79 anos;
9.065 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave;
30.453 cuja principal fonte de renda seja o magistério;
219.288 contribuintes sem prioridade legal, que receberam a prioridade por terem optado pela declaração pré-preenchida ou pelo recebimento da restituição via Pix.
Também estão incluídos no lote 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 29 de maio deste ano.

A consulta pode ser realizada por meio da página da Receita Federal na internet, acessando “Meu Imposto de Renda” e selecionando “Consultar a Restituição”. Também é possível utilizar o aplicativo da Receita Federal em tablets e smartphones.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O pagamento será realizado em 31 de agosto, na conta informada na declaração do Imposto de Renda ou por meio do Pix. Caso o contribuinte não encontre seu nome na lista, pode verificar eventuais pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), corrigindo sua declaração se necessário.

Para os casos em que a restituição não seja depositada na conta informada, como no caso de contas desativadas, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome pelo Portal BB ou pelos números de telefone do Banco do Brasil. Se o valor não for resgatado após um ano, o contribuinte deve requerê-lo no Portal e-CAC.

Leia também | Banco Central confirma vazamento de dados de chaves Pix; saiba mais

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.