MUNDO

Saiba quais são os seis novos países que farão parte do BRICS

A partir de janeiro de 2024, Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos se juntarão à coalizão de nações emergentes.

Compartilhe:
24 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

Nesta quinta-feira, 24, os líderes do BRICS – composto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o presidente da China, Xi Jinping, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (virtualmente) – informaram a incorporação de seis novos países ao grupo.

Saiba quais são os seis novos países que farão parte do BRICS
Foto: Reprodução

A partir de janeiro de 2024, Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos se juntarão à coalizão de nações emergentes. Este marco representa a primeira expansão desde 2011, quando a África do Sul ingressou no grupo. Notavelmente, a Indonésia, que estava sendo considerada para a admissão, não fez parte dessa expansão. O bloco, criado em 2009, conta agora com quase 40 países que solicitaram adesão ou expressaram interesse, constituindo cerca de 25% do PIB global e representando 42% da população mundial.

Saiba mais sobre o BRICS

O BRICS é um acrônimo que se refere a um grupo de países em rápido desenvolvimento econômico: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Essas nações compartilham características semelhantes, como economias emergentes, populações expressivas e influência geopolítica crescente. O termo “BRICS” foi cunhado em 2001 pelo economista Jim O’Neill, do banco de investimento Goldman Sachs, para descrever essas economias emergentes que estavam ganhando destaque global.

O grupo BRICS busca promover a cooperação e o diálogo entre essas nações com o objetivo de fortalecer suas posições econômicas, políticas e sociais. Inicialmente focado principalmente em questões econômicas, o BRICS expandiu sua atuação para abranger uma ampla gama de áreas, incluindo finanças, segurança, saúde, educação e tecnologia.

Os líderes do BRICS realizam cúpulas anuais para discutir questões de interesse mútuo e promover colaboração em diversas áreas. Essas cúpulas são oportunidades para discutir políticas conjuntas, iniciativas de desenvolvimento e estratégias para enfrentar desafios globais.

Desde a sua criação, o BRICS tem se tornado uma plataforma influente no cenário internacional, proporcionando uma voz coletiva para países em desenvolvimento e desempenhando um papel importante em questões globais, como a reforma das instituições financeiras internacionais e a promoção do comércio internacional mais equitativo.

O BRICS representa uma coalizão diversificada de países que, apesar de suas diferenças culturais, políticas e econômicas, buscam unir forças para fortalecer sua presença e influência no cenário mundial.

Leia também | Saiba qual a previsão para o salário mínimo de 2024

>>> Siga o GCMAIS no Google Notícias <<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.