SAÚDE MENTAL

Casos envolvendo profissionais da segurança acendem o alerta para a saúde mental da categoria

De 2020 para 2021, o índice cresceu 55%, totalizando 101 vítimas, como destacado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Compartilhe:
25 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

A pressão e as demandas constantes inerentes à atividade policial podem ter um impacto profundo na saúde mental desses profissionais de segurança pública. Nos últimos anos, o Brasil testemunhou um aumento alarmante no número de suicídios entre policiais civis e militares. De 2020 para 2021, o índice cresceu 55%, totalizando 101 vítimas, como destacado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Casos envolvendo profissionais da segurança acendem o alerta para a saúde mental da categoria
Foto: Divulgação/ SSPDS

Diante dessa realidade, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) reconhece a necessidade de oferecer suporte psicológico aos profissionais da área de segurança, cujas responsabilidades frequentemente os colocam sob imenso estresse. Diante deste cenário, a SSPDS implementou iniciativas visando o acompanhamento e assistência à saúde mental desses agentes.

A Asse​ssoria de Assistência Biopsicossocial (ABIPS) da SSPDS é responsável por coordenar o acolhimento e atendimento psicológico a profissionais tanto da SSPDS quanto das suas entidades vinculadas, incluindo a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), Academia Estadual de Segurança Pública (AESP) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (SUPESP).

Para acessar esses serviços de apoio psicológico, os profissionais têm à disposição um atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), situado no bairro José Bonifácio. Os contatos necessários para a solicitação desse suporte estão disponíveis na página eletrônica da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (ABIPS).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Assistência Social e Religiosa na Polícia Militar

Os policiais militares contam com a assistência prioritária da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR), que tem a proposta de promover o acolhimento, cuidado e monitoramento da saúde desses profissionais, buscando a qualidade de vida por meio de uma escuta qualificada, além do levantamento de dados e casos que necessitem de acompanhamento, bem como encaminhamentos para a rede de atenção. A CSASR conta também com um projeto intitulado “Autocuidado Apoiado”, ampliando a presença da coordenadoria nos batalhões, com policiais militares com formação na área da saúde.

Além da Capital, a coordenadoria conta com quatro unidades no Estado, que são os núcleos de Atenção Psicossocial de Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá. Todas as unidades oferecem o serviço de psicologia para dar suporte aos profissionais acompanhados. A CSASR conta com um campo de estágio com alunos da área de saúde que cursam na Capital e em municípios próximos aos quatro núcleos. Os serviços são realizados das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Iniciativas de saúde na Polícia Civil

A Polícia Civil disponibiliza a seus profissionais o Departamento de Assistência Médica e Psicossocial, que presta assistência médica e psicossocial a todos os policiais civis e colaboradores da Delegacia Geral da instituição e a seus familiares, por meio de trabalho educativo, preventivo e terapêutico em atendimentos individuais ou em grupo. O Damps disponibiliza atendimento médico, fisioterápico, psicológico, nutricional e acompanhado por educadores físicos. Além disso, o setor atua no encaminhamento dos servidores a outras instituições, quando necessário.

O departamento presta ainda orientação pedagógica de creche escolar para os filhos de policiais civis, na faixa etária de dois a cinco anos de idade. O Damps funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento psicológico diário, na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza.

Outros serviços de saúde aos profissionais de segurança pública do Ceará

A SSPDS informou que os setores oferecem, além dos acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos, atendimentos como fisioterapia, orientação nutricional, educação física, transporte de enfermos, pilates, orientações para prevenção de doenças e acompanhamento de benefícios, além de entrega de fraldas. Na sede do Centro Integrado de Segurança Pública da SSPDS, assim como no prédio da Delegacia Geral da PC-CE e em algumas unidades da PMCE, por exemplo, os servidores contam com espaço para praticar atividades físicas.

Serviços de saúde mental para profissionais de segurança no Ceará

Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) – SSPDS
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
Telefone: (85) 98619-4860
Endereço: Av. Aguanambi, s/n com Av. Borges de Melo – José Bonifácio
E-mail: abips@sspds.ce.gov.br

Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) – PMCE
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (85) 3101-2236
Endereço: Rua Tereza Cristina, 1575 – Farias Brito
E-mail: csas.pmce@gmail.com

Núcleo de Atenção Psicossocial de Quixadá – CSASR
Rua Tenente Cravo, 517 – Campo Velho

Núcleo de Atenção Psicossocial de Sobral – CSASR
CE-362, 2377 – Alto da Expectativa

Núcleo de Atenção Psicossocial de Crateús – CSASR
Rua Bento Coutinho, 550 – Centro

Núcleo de Atenção Psicossocial de Juazeiro do Norte – CSASR
Av. Castelo Branco, 34 – Romeirão

Leia mais | Saiba quem são os policiais mortos dentro de delegacia em Camocim, no Ceará

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.