Após enviar uma sonda à Lua na semana passada, a Índia agora se prepara para lançar, no próximo sábado, 2 de setembro, seu primeiro satélite para estudar o Sol, conforme anunciou, nesta segunda-feira (28), a Organização Indiana de Investigação Espacial.
O satélite denominado Aditya-L1 vai ser posicionado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros da Terra para registrar a atividade solar, em particular a dinâmica dos ventos solares e o seus efeitos na meteorologia espacial.
Aditya tem sete módulos para observar duas camadas externas do Sol, a fotosfera e a cromosfera, que são detectores de campos eletromagnéticos e de partículas.
EUA e Europa têm sondas para observar o Sol
Apesar de Europa e Estados Unidos já terem sondas para observar o Sol, esta é a primeira vez que a Índia se lança no estudo da estrela, depois de na quarta-feira passada ter se tornado o primeiro país a pousar um aparelho espacial no polo sul da Lua, conhecido por ser uma região que ainda não foi explorada e onde pode existir grande quantidade de água em formato de gelo.
É justamente nessa mesma região que os Estados Unidos têm interesse em colocar a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro, como parte do novo programa lunar chamado Artemis, isso em 2025.
Somente os Estados Unidos tiveram astronautas pisando em solo lunar, no âmbito da missão Apollo, entre os anos de 1969 e 1972.
Leia também |Rússia lança primeira sonda lunar em 47 anos em corrida espacial contra a Índia
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<