O forte calor de 38,9ºC registrado no município cearense de Santa Quitéria, interior do Estado causou o derretimento de parte do asfalto de uma das ruas mais movimentadas da cidade.
Imagens registradas por testemunhas, mostra a camada de asfalto derretendo e virando uma espécie de ‘óleo’ na via pública. O serviço, executado há cerca de quatro meses pela Superintendência de Obras Públicas( SOP), do Governo do Ceará, deverá passar por reparos.
Diversos condutores de veículos tiveram dificuldades na travessia da rua, com registro de pneus ”grudados” no material da camada asfáltica.
Calor no Ceará
O município de Barro, por exemplo, registrou, na tarde desta sexta-feira (25), o maior pico de temperatura do Ceará no ano de 2023: 40,8 ºC.
Conforme dados do sistema de monitoramento que reúne informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o valor extremo ocorreu entre as 16 e 17h.
Até então, o recorde mensal havia sido no mesmo município, ainda nesta quinta-feira (24). Na ocasião, 38,6 ºC. Porém, nesta sexta, além do recorde de 2023, foram registrados picos de 40,4 ºC em Jaguaribe e 38,9 ºC, em Santa Quitéria.
As altas temperaturas que já vêm sendo registradas no Ceará este mês são comuns para o período. Conforme a Funceme, com a escassez de chuvas e o céu mais claro, há uma maior incidência da radiação solar, deixando a atmosfera mais aquecida.
Leia também |Lei Seca: quase 18 mil fiscalizações da AMC são realizadas de janeiro a julho em Fortaleza
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<