Foi assinado, nesta terça-feira (29), o contrato de concessão para os espigões localizados nas avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira, no entroncamento com a Beira-Mar, em Fortaleza, pelo prazo de 16 anos. O evento contou com a presença de representantes do Consórcio Píer Beira-Mar – formado por Beach Park e o Grupo Social Clube – que foi o vencedor da concorrência pública.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Durante a assinatura, o prefeito da capital, José Sarto, comentou sobre a obra. “ Teremos equipamentos que serão muito importantes na geração de emprego e no convívio que hoje a Beira-Mar representa. Serão gerados cerca de 300 empregos, além do espaço de lazer e desenvolvimento de esportes náuticos. Vamos entregar uma orla completamente exuberante para Fortaleza e para o mundo”, afirmou.
Com a concessão, os vencedores da licitação passam a ter direito ao uso comercial da área, assumindo a responsabilidade de investir em melhorias urbanísticas, manutenção e conservação. A área a ser concedida abrange os espigões das avenidas Desembargador Moreira e Rui Barbosa . Entre as intervenções previstas nos equipamentos estão a construção de um pólo gastronômico no Espigão do Náutico, além de atrações típicas de parques temáticos. O acesso livre aos espigões permanece garantido.
Concessão dos espigões da Beira-Mar
O CEO do Grupo Beach Park, Murilo Pascoal, destacou o interesse do grupo em fazer parte da Beira-Mar. “A Beira-Mar sempre foi o coração da cidade, muito querida por todos, e depois da requalificação ficou ainda melhor. Acreditamos que essa é uma grande oportunidade de contribuir para deixar esse espaço ainda mais interessante, tanto para o residente quanto para o turista. Estamos muito felizes de poder contribuir, de poder fazer um projeto bonito com a qualidade que os dois grupos estão acostumados a trabalhar”, explicou.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, os equipamentos serão importantes para o principal cartão-postal de Fortaleza.
“Com investimentos privados estimados em R$ 29,5 milhões, além da implantação de atrações e recebimento em outorgas de R$ 5,9 milhões, o Município conta, ainda, com a economia direta com manutenção e melhorias nos espaços públicos. Estamos prevendo mais de 2 mil empregos diretos, além dos indiretos e renda com lazer e turismo”, comentou.
A obra deve ser iniciada em 2024, com a primeira etapa com previsão de entrega ainda no primeiro semestre do próximo ano. Os espigões funcionam como contenção do avanço do mar e o patamar das estruturas possibilita acesso à vista panorâmica da nova Beira-Mar, e são, também, utilizados como área de lazer e para a prática de esportes.
Mudanças
Cada píer terá um ícone temático, criado por um artista cearense, como forma de valorizar a arte e cultura locais. No Píer Náutico será criada a Experiência Submerso (uma exposição para mostrar aos visitantes a história do mar do Ceará, mesclando tecnologia e realidade) e um Carrossel ilustrado com imagens novas e antigas de Fortaleza. Uma fonte de água interativa, lojas, quiosques de alimentação e bebidas farão parte do mix do programa.
Já o Píer Ideal terá como foco a gastronomia, oferecendo lojas, quiosques, corredor gastronômico, espaço de entretenimento infantil; três restaurantes, sendo dois de praia (para 150 e 200 pessoas) e um principal (400 lugares), que proporcionará aos visitantes a sensação de estarem a bordo de um cruzeiro marítimo.
O projeto também possui um plano de gestão em resíduos sólidos, integração ambiental, educação ambiental para visitantes e funcionários, neutralidade de carbono, desenvolvimento de programas de educação ambiental e acessibilidade.
Leia também | Concessão dos espigões da avenida Beira-Mar será assinada terça-feira (29)