O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), criticou nesta quarta-feira (30) o pedido de desfiliação do partido feito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Nas redes sociais, Roberto definiu a saída do deputado estadual como um “teatro montado”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Todo esse teatro montado para a saída do deputado estadual Evandro Leitão do partido é de muito mau gosto e subestima a inteligência do nosso povo. Quem acha que o ‘PODER’ pode e consegue tudo, inclusive convencer o povo, por mais surreal que seja a narrativa, muitas vezes “quebra a cara”! Humildade, verdade e ‘caldo de galinha’ fazem bem à vida, à convivência sadia e à boa política!”, afirmou.
Todo esse teatro montado para a saída do deputado estadual Evandro Leitão do partido é de muito mau gosto e subestima a inteligência do nosso povo.
— Roberto Cláudio (@robertoclaudio) August 30, 2023
Apesar de serem filiados à mesma sigla, Roberto Cláudio e Evandro Leitão estiveram em lados opostos nas eleições para o governo do estado em 2022. Leitão era um dos pré-candidatos do PDT ao Palácio da Abolição, mas abdicou da disputa para apoiar a então governadora Izolda Cela (sem partido), que pleiteava a reeleição. Izolda, no entanto, foi preterida e Roberto Cláudio foi o indicado para concorrer ao cargo, o que causou a ruptura entre PT e PDT no estado.
Evandro Leitão rebate Roberto Cláudio
Horas depois, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, utilizou as redes sociais para rebater as críticas do ex-prefeito sobre o pedido de desfiliação do PDT. O deputado estadual classificou a declaração de RC como “triste comportamento” e que o atual presidente municipal da sigla agride a maioria dos representantes do Diretório Estadual do partido.
“Lamento muito que o ex-prefeito Roberto Cláudio ainda não tenha aceitado o resultado democrático da última eleição, passando a fazer postagens agressivas contra quem ele considera adversário. Após agredir Camilo e Elmano seguidas vezes, agora me ataca gratuitamente. Triste comportamento. Nesta situação que ele classifica de “teatro”, agride não apenas a minha pessoa, mas ofende os 41 membros de um total de 48 representantes do Diretório Estadual do PDT que votaram pela aprovação da carta de anuência para minha desfiliação. Registro ainda que não houve sequer nenhum voto contrário. Continuarei fazendo política como sempre fiz, com respeito e verdade. Sem baixaria”, publicou Evandro.
Lamento muito que o ex-prefeito Roberto Cláudio ainda não tenha aceitado o resultado democrático da última eleição, passando a fazer postagens agressivas contra quem ele considera adversário. Após agredir Camilo e Elmano seguidas vezes, agora me ataca gratuitamente. +
— Evandro Leitão (@EvandroLeitao) August 30, 2023
Crise no partido
Durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa nessa terça-feira (29), Evandro Leitão criticou a “perseguição” que, segundo ele, enfrentou dentro da legenda desde a campanha eleitoral de 2022.
“Chegou a hora de dizer que eu estou saindo do PDT. “Nos próximos dias, nós estaremos tomando as nossas providências para que a gente possa continuar o trabalho, não mais no PDT. […] Não posso aqui esquecer, e não que eu me retroalimente, fique toda hora e todo momento trazendo isso à tona, mas não posso esquecer tudo aquilo que aconteceu em 2022, no período pré-campanha, no período da campanha, onde o então presidente da AL não recebeu um único centavo de fundo partidário, um único centavo”, disse o presidente da Assembleia.
Atualmente, PT e PSB pretendem contar com Evandro Leitão em seus quadros visando as eleições municipais de 2024.
Leia também | Evandro Leitão comunica desfiliação do PDT e fala sobre ser “perseguido”