Ícone do site Portal GCMAIS

ITA em Fortaleza: Ministro da Defesa visita Base Aérea, futura sede, nesta sexta-feira (1º)

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitam a Base Aérea de Fortaleza nesta sexta-feira (1º), local em estudo para receber uma nova unidade do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a primeira no Nordeste do País.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O ITA é uma instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB), referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial. No início de agosto, os Ministérios da Defesa e da Educação assinaram um acordo de cooperação técnica para, no prazo de 60 dias, avaliar a criação da primeira unidade vinculada ao instituto fora de São José dos Campos (SP), onde o ITA atua desde 1950.

A FAB ainda não divulgou o cronograma para o início das atividades da unidade na capital cearense, tampouco a quantidade de vagas que serão disponibilizadas.

ITA em Fortaleza

A notícia da chegada do Instituto em Fortaleza foi anunciada ainda em julho pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.

Publicidade

“Quero parabenizar o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa pela decisão de levar esse campus do ITA para Fortaleza e destacar o quão HONRADA eu me sinto de ser cearense. Terra de um povo inteligente, competente e, acima de tudo, batalhador. Gente que vive na escassez, mas que sabe superar e se superar. Que seja muito próspera a construção desse campus e que possa iluminar muito a ciência do nosso Brasil.”, escreveu Fernanda Pacobahyba em publicação no Instagram à época.

Com a abertura da unidade na capital cearense, o governo busca atrair e acolher estudantes do Nordeste interessados em cursar o ITA. Fundado em 1950 pelo cearense Casimiro Montenegro Filho, militar brasileiro, o ITA tem sido uma escolha popular entre os alunos de Fortaleza. De 2012 a 2022, os estudantes da cidade ocuparam 36,7% das vagas oferecidas no vestibular durante esse período, demonstrando o elevado interesse na área da aeronáutica.

Leia também | Acordo para estudos de implantação do ITA em Fortaleza é assinado; saiba os detalhes

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile