O deputado estadual e presidente do PT Fortaleza, Guilherme Sampaio, confirmou nesta sexta-feira (1º), por meio das redes sociais, que é pré-candidato pelo partido à Prefeitura de Fortaleza em 2024.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Desde 2012 o meu nome tem, naturalmente, se constituído como uma alternativa para a Prefeitura de Fortaleza. Entendi que era muito importante, nesse momento, eu me apresentar como alternativa para o PT e para o campo de aliados que venceu conosco as eleições de 2022 e que, no que depender de mim, estarão conosco nas eleições de 2024”, disse o parlamentar.
“Acho que o PT tem uma responsabilidade muito grande com a cidade de Fortaleza, é um partido muito enraizado nas lutas políticas, então há uma expectativa não só do mundo político, mas do povo de Fortaleza, que nós apresentamos uma opção”, complementou Guilherme.
Guilherme Sampaio pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza
Outros nomes do PT também já se colocaram à disposição para disputar o Paço Municipal nas eleições do próximo ano. Na última semana, a deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, anunciou a pré-candidatura.
Além de Guilherme e Luizianne, a deputada estadual Larissa Gaspar se apresentou para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em uma publicação nas redes sociais, a parlamentar fez a defesa de uma candidatura própria da legenda ao próximo pleito municipal.
Outro nome ventilado como possível candidato à Prefeitura é o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, que anunciou o pedido de desfiliação do PDT e pode migrar para o Partido dos Trabalhadores.
Quem é Guilherme Sampaio?
Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Mogi das Cruzes, em São Paulo, e mestrando em Ciências Políticas da Universidade de Lisboa, Guilherme é também educador e diretor de uma instituição de ensino, em Fortaleza.
Em agosto de 2021, assumiu a suplência como Deputado Estadual do PT. Foi eleito para seu quinto mandato como vereador em 2020. Retornou à Câmara, em 2016, para o seu 4º mandato como vereador. Em 2015, Guilherme Sampaio esteve licenciado por 13 meses para assumir a pasta da Cultura do Estado do Ceará, retornando à Câmara Municipal de Fortaleza no ano seguinte.
No Legislativo, foi líder da prefeita Luizianne Lins (PT), durante o primeiro mandato da petista. É autor da Lei do Paredão, que proíbe paredões de som no espaço público. É militante dos movimentos sociais pelo direito do acesso à educação, sendo eles o Fórum de Educação Infantil do Ceará, da Comissão de Defesa do Direito de Educação e da Campanha Nacional pelo Direito de Educação.
Leia também | No Ceará, Lula diz que Bolsonaro não voltará e manda recado ao Banco Central