O mês de setembro de 2023 é marcado por um feriado nacional já na sua segunda semana. No dia 7 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Independência, data que marca os 201 anos do episódio contado nos livros de história no qual Dom Pedro I deu o “grito às margens do Ipiranga”.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O mês de setembro também é marcado por eventos significativos fora das fronteiras brasileiras. No dia 11, lembramos o Golpe de Estado no Chile, um acontecimento que completa meio século e deixou profundas cicatrizes na história do país sul-americano. Na mesma data, ocorreu a morte de Salvador Allende, médico, político e ex-presidente chileno.
Leia também | Sarto confirma edital do concurso da AMC com 128 vagas para os próximos 30 dias
Dias depois, em 23 de setembro, a morte do poeta Pablo Neruda também completa 50 anos. Cientistas concluíram que ele morreu envenenado e não por câncer de próstata, ao contrário do que apontavam relatórios oficiais do então recém-implantado regime no Chile.
Neste ano, o 23 de setembro também é marcado pelo equinócio de primavera no Hemisfério Sul. Em 2023, a nova estação começa às 3h50.
Desfiles
Em comemoração aos 201 anos de Independência do Brasil, capitais brasileiras realizam o tradicional desfile cívico-militar. O evento foi retomado presencialmente Brasil afora em 2022 depois do pico de casos de Covi-19.
Segurança
Para a realização do desfile cívico-militar de 7 de setembro na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, os órgãos de segurança realizam controle de tráfego na região e rondas preventivas.
Agentes vão coibir vagas de estacionamento ao longo da Av. Beira-Mar, entre a Av. Rui Barbosa e Mercado dos Peixes. Devido ao desfile, os condutores que não irão acompanhar o evento deverão utilizar rotas alternativas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<