Presidente Lula já confirmou que o ITA vem mesmo para a capital cearense
Vestibular do ITA em Fortaleza pode acontecer já em 2024
Após a confirmação do presidente Lula de que a nova sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) será mesmo no Ceará, a primeira fora do estado de São Paulo, já existe uma provável data do primeiro vestibular no instituto em Fortaleza: 2024. A Base Aérea de Fortaleza foi escolhida como possível local para a instalação.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Existem chances para a sede de Fortaleza ser já incluída no processo seletivo de 2024. O Ministério da Defesa pretende determinar qual curso do ITA requer a menor infraestrutura, acelerando assim a abertura da nova unidade.
Leia também | Sarto confirma edital do concurso da AMC com 128 vagas para os próximos 30 dias
“Nós vamos trazer o ITA para investir aqui no Ceará. É um presente que a gente vai dar ao Ceará. […] É prêmio de merecimento pela qualidade de estudo que vocês aplicaram aqui”, disse o presidente Lula.
O ministro José Múcio Monteiro aprovou as instalações e informou que são necessários apenas alguns ajustes para receber a sede do ITA no local.
“Falta muito pouca coisa. Fiquei entusiasmado, é um patrimônio espetacular. Acho que foi preparado para se materializar esse sonho. Vamos comunicar ao presidente da República que, na data que ele decidir, nós podemos vir aqui e assinar esse protocolo de intenções. Mas é um projeto irreversível, um presente para o Ceará por merecimento, pelo investimento que foi feito aqui na área da educação. O futuro cientista que nasce aqui não precisa sonhar em ir pro Sul. Ele pode ficar no Ceará, porque aqui no Ceará a educação foi muito bem aproveitada, houve muito investimento, e o Ceará vai colher esse fruto e os demais nordestinos também vão colher”, afirmou.
Uma inspeção técnica foi realizada na Base Aérea. A visita contou com a presença de autoridades da Aeronáutica e do Ministério da Defesa. A decisão de expandir o ITA para o Nordeste é uma iniciativa do governo Lula.
A Base já possui uma área hospitalar e um hotel de trânsito, o que pode facilitar a implementação. No entanto, o desafio principal é estabelecer os laboratórios avançados do ITA. Estes são caros e levam tempo para serem montados.
O Ceará tem se destacado em resultados educacionais por anos. Há também um interesse em alinhar a educação oferecida com energias renováveis, dada a potencialidade da região. No entanto, isso deve estar em sintonia com as áreas aeronáuticas e de defesa, focos principais do ITA.
ITA em Fortaleza
Com a abertura da unidade na capital cearense, o governo busca atrair e acolher estudantes do Nordeste interessados em cursar o ITA. Fundado em 1950 pelo cearense Casimiro Montenegro Filho, militar brasileiro, o ITA tem sido uma escolha popular entre os alunos de Fortaleza. De 2012 a 2022, os estudantes da cidade ocuparam 36,7% das vagas oferecidas no vestibular durante esse período, demonstrando o elevado interesse na área da aeronáutica.
A notícia da chegada do Instituto em Fortaleza foi anunciada ainda em julho pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.