Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza fica em 1º lugar em ranking de empreendedorismo no Brasil

Fortaleza fica em 1º lugar em ranking de empreendedorismo no Brasil

Foto: Reprodução

Fortaleza é a cidade mais empreendedora do Brasil, conforme ranking divulgado nesta segunda-feira (4). A Capital foi colocada em primeiro lugar no eixo Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities, que analisa as cidades com melhores indicadores de desenvolvimento inteligente, sustentável e humano. A iniciativa é uma idealização da Urban System e Necta.

Além do destaque em empreendedorismo, a capital cearense recebeu a 4ª colocação no eixo Tecnologia e Inovação, 11ª em Mobilidade e 18ª no Ranking Geral. Fortaleza é ainda a segunda colocada do Nordeste e a primeira da região em Tecnologia e Inovação.  Fortaleza ainda subiu da 11ª para a 9ª posição entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

“O prêmio é um grande reconhecimento aos esforços da Prefeitura de Fortaleza para inovar e promover o desenvolvimento da cidade com inclusão social. Estamos investindo fortemente em políticas públicas que vêm transformando a vida dos fortalezenses. O primeiro lugar na categoria empreendedorismo traduz a capacidade e vocação para o trabalho da nossa gente, mas também é resultado de um trabalho e consistente para desburocratizar serviços e realizar ações de incentivo fiscal, contribuindo com um bom ambiente de negócios na Cidade”,  disse o prefeito José Sarto.

O ranking faz parte da Plataforma CSC, que foi fundada em 2015 e se consolidou como uma referência no Brasil no desenvolvimento de cidades inteligentes, desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana. Ao todo são analisados 11 eixos temáticos e 75 indicadores.

Crescimento de startups foi destaque

Na premiação, a iniciativa observa como destaque os bons resultados de Fortaleza na área econômica e social, por exemplo, a consolidação da capital como o município de maior Produto Interno Bruno (PIB) da região Nordeste.

Publicidade

Os programas Juventude Digital, a participação no programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici) e o crescimento do número de startups na cidade também foram elencados como diferenciais da capital cearense.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, representou o prefeito José Sarto na cerimônia, que ocorreu em São Paulo.

“Isso demonstra, mais uma vez, que a política pública da Prefeitura de Fortaleza, que é de acreditar no pequeno empreendedor – que gera sete em cada dez empregos -, acreditar em qualificação profissional e crédito orientado vem dando muito certo, com oportunidade para todos. Por isso Fortaleza é o maior PIB do Nordeste, a capital que mais gera empregos nas regiões Norte e Nordeste, com saldo de 91 mil empregos com carteira assinada só na gestão do prefeito José Sarto”, avaliou.

Luís Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), celebrou o resultado da capital no ranking e apontou que a posição de Fortaleza é resultado de um trabalho contínuo de investimento em inovação.

“Isso é resultado de um grande esforço que tem sido feito em capacitação tecnológica, como o Juventude Digital, o programa Fortaleza Bilingue e também com as políticas de desenvolvimento econômico. Isso faz com que o empreendedor cearense, que é bastante criativo e trabalhador, tinha um ambiente ainda melhor de negócios”, comentou Saboia.

Leia também | Economia criativa vai gerar 1 milhão de empregos até 2030

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile