O Dia da Independência do Brasil, celebrado neste dia 7 de setembro, é marcado pelo tradicional desfile cívico-militar na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. O cortejo tem início no Aterro da Praia de Iracema e segue até o Náutico Atlético Cearense, onde está montado o palanque principal.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, que participa das comemorações, ressaltou a importância do desfile cívico para reafirmar a união entre os brasileiros.
“É uma honra participar, ao lado do comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio, do desfile cívico do 7 de setembro, tradicionalmente realizado em Fortaleza. O evento marca um momento tão importante na história do nosso país que é a independência do Brasil. É uma oportunidade de reafirmarmos o compromisso em defesa da união de todas e todos os brasileiros. Uma nação representa a união de um povo. E o Brasil vive um momento de resgate do sentimento de pertencimento do nosso povo e de identificação com os símbolos da nossa pátria: a bandeira e o hino nacional do Brasil”, disse.
Desfile de 7 de setembro em Fortaleza
Programação:
- 8h – Chegada do governador ao palanque das autoridades para o desfile, na Avenida Abolição
- 8h30 – Início do desfile, com as presenças Força Expedicionária Brasileira – FEB; Escolas Municipais; Escolas Estaduais; Escolas Particulares; Associações e Projetos. Escolas Militares; Tropas Militares (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, etc), Veículos Militares; e Cavalaria
- 11h – Encerramento do desfile
Operação de trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza uma operação especial de tráfego, nesta quinta-feira (7), em virtude do desfile cívico-militar na Av. Beira-Mar. Um efetivo operacional composto por 200 agentes e orientadores disciplinará a circulação, assegurando o ir e vir dos pedestres. Além dos ônibus que já circulam no local, está previsto reforço da frota com 20 coletivos extras à disposição do controle operacional nos terminais de integração.
Às 6 horas de quinta-feira, foram iniciados os bloqueios para auxiliar a chegada das tropas militares e dos alunos que participarão do cortejo. A principal interdição ocorrerá ao longo das avenidas Alberto Nepomuceno, Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, Barão de Studart, Beira-Mar e Abolição (sentido Mucuripe/Centro).
Devido ao desfile, os condutores que não irão acompanhar o evento deverão utilizar rotas alternativas. No sentido Centro-Mucuripe, as avenidas Pereira Filgueiras, Torres Câmara, Canuto de Aguiar, Padre Antônio Tomás e Santos Dumont estão entre as opções de tráfego.
Já no sentido Mucuripe-Centro, a orientação é optar por vias como as ruas Ana Bilhar, Deputado Moreira da Rocha, Tenente Benévolo, Padre Antônio Tomás ou Dom Luís. A área de estacionamento para quem irá prestigiar o evento será nas vias transversais às avenidas Abolição e Monsenhor Tabosa.
Já os ônibus poderão estacionar na Av. Vicente de Castro, próximo aos moinhos e, durante o momento do embarque, deverão ser direcionados para a Av. Abolição.
Leia também | Fortaleza terá mais de mil novas moradias pelo Minha Casa Minha Vida