Ícone do site Portal GCMAIS

Terremoto de 6,4 graus de magnitude assusta moradores da costa central do Chile

Terremoto de 6,4 graus de magnitude assustes moradores da costa central do Chile

Foto: Reprodução

Um terremoto de magnitude de 6,4 graus na escala Richter atingiu a costa central do Chile na noite desta quarta-feira (6), conforme informações do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. As autoridades não repassaram informações sobre possíveis danos ou feridos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra imagens de uma câmera de segurança que flagrou o momento do terremoto. É possível ver que casas, árvores e postes começam a balançar, e as luzes a piscar.

Nas imagens, um homem sai na área externa de sua residência, pega um cachorro no colo e entra novamente. Uma segunda pessoa é vista caminhando ao fundo.

O registro foi feito na cidade de San Juan, na comuna de Coquimbo, a mais de 400 quilômetros da capital Santiago.

Não foi emitido alerta para a possibilidade de tsunami, segundo o SHOA (Serviço Hidrográfico e Oceonográfico da Marinha).

Publicidade

A imprensa local noticiou que houve queda de eletricidade nos arredores de Coquimbo, distante mais de 400 km da capital chilena, Santiago.

 

Escala Richter

A escala Richter é pontuada de um a nove. Cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior. Assim, por exemplo, um terremoto de grau nove na escala Richter é 900 vezes mais potente que um tremor de grau sete.

Maiores terremotos do Chile

Alguns dos maiores terremotos registrados no Chile incluem:

Terremoto de Valdivia de 1960: Este é o terremoto mais poderoso já registrado na história, com uma magnitude estimada de 9,5. O terremoto ocorreu em 22 de maio de 1960, na região de Valdivia, e causou devastação em grande parte do sul do Chile, bem como tsunamis que afetaram áreas costeiras em todo o Oceano Pacífico, incluindo o Havaí, Japão e a costa oeste dos Estados Unidos.

Terremoto de Concepción de 2010: Este terremoto ocorreu em 27 de fevereiro de 2010, na região de Biobío, com uma magnitude de 8,8. Foi um dos terremotos mais destrutivos da história do Chile, causando danos significativos e resultando em dezenas de mortes.

Terremoto de Iquique de 2014: Em 1º de abril de 2014, um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a região de Iquique, no norte do Chile. Este terremoto também gerou alertas de tsunami e causou danos substanciais, mas felizmente não resultou em um grande número de vítimas.

Terremoto de Valparaíso de 1906: Em 16 de agosto de 1906, um terremoto de magnitude 8,2 atingiu a região de Valparaíso, causando grandes danos à cidade e resultando em um grande número de mortes.

Leia também | Entenda os impactos do aumento do tráfego de veículos no Parque Nacional de Jericoacoara

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile