Sentido em outros países

Terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos deixa dezenas de mortos, diz imprensa local

Veículos de imprensa locais citam dezenas de mortes, mas as autoridades não se pronunciaram até o momento.

Compartilhe:
8 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

Um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu Marrocos a sudoeste de Marrakech nesta sexta-feira (8), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), causando espanto entre os moradores que correram para fora dos edifícios. Veículos de imprensa locais citam dezenas de mortes, mas as autoridades não se pronunciaram até o momento.

Terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos deixa dezenas de mortos, diz imprensa local
Foto: Reprodução

O terremoto ocorreu 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 quilômetros, às 23h11 no horário local (19h11 do horário de Brasília).

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram destroços caindo em becos estreitos e escombros espalhados pelas ruas. O tremor foi sentido em outros países: há relatos em veículos de imprensa de Portugal, Espanha e Argélia.

O sistema PAGER do USGS, que fornece avaliações preliminares sobre o impacto de terremotos, emitiu um alerta laranja para perdas econômicas, estimando que danos significativos são prováveis, bem como um alerta amarelo para possíveis vítimas mortais relacionadas ao terremoto.

“A população nesta região vive em estruturas altamente vulneráveis a abalos sísmicos”, afirmou o USGS.

Marrocos tem histórico de grandes terremotos

Marrocos frequentemente experimenta terremotos em sua região norte devido à sua localização entre as placas africana e euroasiática.

Em 2004, pelo menos 628 pessoas morreram e 926 ficaram feridas quando um terremoto atingiu Alhucemas, no nordeste do país.

Em 1980, o terremoto em El Asnam, na Argélia, com uma magnitude de 7,3, foi um dos terremotos mais destrutivos da história contemporânea. Resultou na morte de 2.500 pessoas e deixou pelo menos 300.000 pessoas desabrigadas.

Vice-governadora do Ceará passa por terremoto no Marrocos

A equipe do governo do Ceará que está de passagem por Marrocos foi surpreendida por um forte terremoto de magnitude 6,8 que atingiu a cidade de Marrakesh, na noite desta sexta-feira (8). A vice-governadora Jade Romero publicou uma mensagem nas redes sociais relatando o susto, mas informou que todos passam bem.

“Aqui em Marrakesh, no Marrocos, fomos surpreendidos com um terremoto de magnitude 7, de acordo com o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências. Toda nossa comitiva do Governo do Ceará está bem e em local seguro, seguindo os protocolos de segurança”, escreveu a vice-governadora, citando um centro de pesquisa alemão.

O epicentro do terremoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, cerca de 72 km a noroeste de Marrakesh, pouco depois das 23h (horário local), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Leia também| Jade Romero e comitiva do governo do Ceará passam por terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.