EM MARRAKESH

Vice-governadora do Ceará, Jade Romero, vai deixar o Marrocos após terremoto

Jade Romero informou que está tudo bem com a comitiva e que, após o abalo sísmico, presenciou “centenas de famílias desabrigadas”

Compartilhe:
9 de setembro de 2023
Igor Silveira

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e a comitiva do governo do estado que viajou ao Marrocos, deixaram a cidade de Marrakech, epicentro do terremoto que atingiu o país nessa sexta-feira (8). A expectativa é que o grupo saia do país em breve. Jade seguirá para Madrid, na Espanha, onde deve conhecer iniciativas sobre o Sistema de Monitoramento Integral para os casos de Violência de Gênero. Os demais integrantes da equipe retornarão ao Brasil.

Vice-governadora do Ceará, Jade Romero, vai deixar o Marrocos após terremoto
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Jade Romero informou que está tudo bem com a comitiva e que, após o abalo sísmico, presenciou “centenas de famílias desabrigadas” no país africano.

“Gostaria de tranquilizá-los e informar que estamos bem após o terremoto em Marrocos. Agradeço imensamente a preocupação e o apoio que recebemos nos últimos dias. Felizmente, conseguimos deixar a cidade de Marrakech em segurança e gostaria de expressar minha gratidão à Embaixada Brasileira pelo suporte prestado durante esse momento difícil. É com consternação que testemunhamos a situação difícil vivenciada pelas famílias desabrigadas e pelos monumentos em ruínas. Envio minha força e fé para que o povo possa superar esse desafio e reconstruir o que foi perdido. Infelizmente, devido à situação atual, tivemos que cancelar nossa agenda na conferência de Geoparks. No entanto, estaremos trabalhando incansavelmente para ajudar na recuperação e reconstrução dessa região tão especial. Agradeço a todos pela atenção e carinho que temos recebido. Vamos nos manter unidos e solidários nesse momento difícil”, afirmou a vice-governadora.

O epicentro do terremoto ocorreu a uma profundidade de 18,5 quilômetros, cerca de 72 km a noroeste de Marrakesh, pouco depois das 23h (horário local) dessa sexta-feira (8), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Jade Romero vai deixar o Marrocos após terremoto

Jade Romero cumpriria agenda oficial relativa à X Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, em Marrakech. No evento, o Ceará iria apresentar a candidatura do Araripe Geopark Mundial para sediar a XI Conferência Internacional de Geoparques Mundiais, no Cariri.

Na rede social X (Twitter), há relatos de pessoas correndo para as ruas e prédios tremendo. Segundo a agência de notícias Reuters, há um vídeo de um prédio colapsando e entulho nas ruas, mas não foi possível determinar se o vídeo é autêntico.

Há também vídeos que mostram pessoas saindo de um centro de compras, de restaurantes e de edifícios residenciais. O tremor foi sentido em outros países: há relatos em veículos de imprensa de Portugal, Espanha e Argélia.

Mais de mil mortos

O terremoto que atingiu Marrocos nesta sexta-feira (8) deixou mais de mil mortos, segundo balanço atualizado pelo Ministério do Interior do país. Um forte tremor de magnitude 6,8 atingiu Marrocos a sudoeste de Marrakech, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), causando pânico entre os residentes que correram para fora dos edifícios.

O abalo causou o colapso de vários edifícios especialmente nas províncias e municípios de al Haouz, Taroudant, Chichaoua, Ouarzazate e Marrakech, no sudoeste.

Conforme a mídia marroquina este é o terremoto mais poderoso registrado neste reino no Norte da África. O Ministério do Interior afirmou que as autoridades mobilizaram “todos os recursos necessários para intervir e ajudar nas zonas afetadas”.

As províncias e municípios do país mais afetadas pelo tremor, ainda segundo a pasta, foram Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant.

Leia também | Jade Romero e comitiva do Ceará passam por terremoto de magnitude 6,8 no Marrocos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.