O ex-governador do Ceará e ex-prefeito de Fortaleza, Lúcio Alcântara, foi o convidado desta segunda-feira (11) do programa Conexões, comandado pelo apresentador Ricardo Bezerra na Rádio Jovem Pan News Fortaleza (FM 92,9). Atualmente, Lúcio é presidente do Instituto do Câncer do Ceará e mantenedor da Fundação Waldemar Alcântara. Durante a entrevista, ele revelou qual deve ser a essência fundamental de um bom político.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Vocação. Se ele não tiver vocação, ele vai ser um mau político. Vai cuidar dos interesses dele ou de outrem, como procurador dele, mas é vocação. Política não é fácil, é complicada, é difícil, e a gente precisa também acabar com essa história de não querer saber de política. A sociedade não funciona sem política. Agora, hoje em dia, a ideia do homem e da mulher comum é de que todos são iguais, de que todos os políticos são ‘ladrões’. Existe hoje a dificuldade de pensar, de escolher quem realmente representa, que tem condições de ser um líder autêntico, por isso o Brasil deveria se organizar melhor. Temos que nos estruturar institucionalmente”, disse Lúcio.
Atualmente sem mandato eletivo, Alcântara afirmou que observa o momento político brasileiro e que aconselha jovens que estão ingressando na vida pública.
“Eu continuo atento, acompanho, recebo com frequência jovens que estão começando, vão ouvir minha opinião. O último livro da Política ainda está por ser escrito. Então, ninguém sabe de tudo”, complementou.
Lúcio Alcântara no Conexões
Lúcio Alcântara nasceu em Fortaleza no dia 16 de maio de 1943. Por três vezes foi Secretário de Saúde do Ceará; prefeito de Fortaleza; por duas vezes Deputado Federal; Senador da República; vice-governador e Governador do Estado do Ceará. O médico foi também o autor da Lei Federal que regula o Transplante de Órgãos no Brasil.
Ele exerceu os cargos de Médico Perito do Instituto Nacional de Previdência Social, Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Chefe da Unidade de Preceptoria da Residência Médica do Hospital Geral de Fortaleza e Diretor do Hospital São José de Doenças Infecciosas. Aos 28 anos de idade, foi o mais jovem dos secretários de Estado e sua gestão foi marcada pela realização de várias obras de construção: hospitais, postos de saúde, instalação de laboratórios regionais de saúde, primeira etapa do Centro de Hematologia e Hemoterapia e ampliação das instalações da Secretaria da Saúde.
Alcântara é também autor de várias obras publicadas, entre elas:
- “Gestão de Saúde Pública: Alguns Desafios Propostos pelo SUS”, em 1991;
- “Praticando a Descentralização”, em 1992;
- “Doação de Órgãos – Lei da Vida”, em 1998;
- “4 Anos de Mandato em Defesa da Cidadania – 1995 a 1998”, em 1999;
- “Um Projeto para Mudar o Brasil”, em 2006.
Condecorações
- Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo pelo Ministério da Educação;
- “Comendador da Ordem do Ipiranga” pelo Governo de São Paulo;
- “Diploma de Cidadania” da Assembleia Nacional Constituinte;
- “Medalha do Mérito Legislativo” da Câmara Municipal de Fortaleza.
Conexões com Ricardo Bezerra
Além da experiência de décadas como empresário do segmento imobiliário, Ricardo Bezerra carrega no currículo passagens pelos principais veículos de comunicação do Ceará na apresentação e produção de programas de rádio e de televisão.
O programa Conexões com Ricardo Bezerra foi lançado em março de 2022. A atração tem transmissão simultânea pelo canal da rádio Jovem Pan News Fortaleza no YouTube e uma versão com os melhores momentos da entrevista vai ao ar na TV Cidade Fortaleza (canal 8.1), aos domingos.
Serviço:
Conexões com Ricardo Bezerra
No rádio: às segundas-feiras, de 15h às 16h, na rádio Jovem Pan News Fortaleza (FM 92.9)
Na TV: aos domingos, de 8h30min às 9h, na TV Cidade Fortaleza.
Leia também | Ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara recebe homenagem pelos 80 anos de vida na Assembleia Legislativa
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<