Ícone do site Portal GCMAIS

Com projeto de saúde mental, escola do Ceará é finalista no Prêmio Melhores Escolas do Mundo

Escola do Ceará é finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo

Foto: Reprodução

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, situada em Carnaubal, no Ceará, está entre as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prizes) que oferece US$ 50 mil, aproximadamente R$ 250 mil, para a instituição vencedora. O Brasil também está representado na final com a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

O prêmio, estabelecido em 2022, abrange cinco categorias, e três escolas foram selecionadas como finalistas em cada uma delas. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por um corpo de juízes especializados e os resultados serão anunciados em novembro. As categorias incluem ação ambiental, inovação, superação de adversidades, colaboração comunitária (na qual concorre a escola Professor Edson Pisani) e apoio à vida saudável (na qual a escola Joaquim Bastos Gonçalves é finalista).

Ceará pode ter a melhor escola mundo

A Escola Joaquim Bastos Gonçalves tem se dedicado à promoção da saúde mental dos estudantes, especialmente após a pandemia. Cerca de 6% dos alunos da escola foram diagnosticados com problemas emocionais graves, incluindo automutilação. O projeto “Adote um aluno” identifica esses alunos vulneráveis, fornece a assistência de um psicólogo profissional, ajuda os estudantes a desenvolverem habilidades socioemocionais e educa a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental.

A Escola Municipal Professor Edson Pisani está localizada no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, uma das maiores e mais antigas favelas do Brasil. A escola tem se concentrado em iniciativas para melhorar a qualidade de vida da comunidade, incluindo a coleta de lixo, saneamento básico e mobilidade. Por meio de parcerias com a comunidade, eles até mesmo estabeleceram uma linha de ônibus que conecta a favela ao metrô, melhorando o acesso à saúde, educação e empregos para os moradores.

Publicidade

O Prêmio World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education e conta com o apoio da Fundação Lemann, com o objetivo de compartilhar as boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. Nesta edição, 108 países participaram do prêmio. Além disso, este ano, o T4 Education introduziu o Prêmio Escolha da Comunidade, que é aberto às 15 escolas que constituem os três primeiros finalistas dos cinco prêmios Melhores Escolas do Mundo. O vencedor será escolhido por votação pública, que começa nesta terça-feira (12).

Leia também | Fortaleza entrega equipamentos para pessoas com mobilidade reduzida

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

Sair da versão mobile