A queda no volume de doações faz a Cruz Vermelha reduzir o orçamento em 13% para 2024. De acordo com a diretoria do Comitê Internacional da organização, houve redução nas doações, principalmente dos Estados Unidos, e aumentou a demanda para atender as necessidades humanitárias.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As guerras na Ucrânia e no Sudão acabaram sobrecarregando o orçamento num momento em que a ajuda mundial diminuiu, segundo a organização. A entidade atua em mais de 90 países com ajuda humanitária. Para o ano que vem, os recursos previstos são de US$ 2,3 bilhões.
Os Estados Unidos ainda são os maiores doadores. A crise financeira também ocasionou a demissão de 270 funcionários da sede, em Genebra, até 2024. Antes, 1500 pessoas que trabalham para a organização já haviam sido desligadas em todo o mundo.
Cruz Vermelha reduz ajuda humanitária
A Cruz Vermelha é uma das maiores organizações humanitárias do planeta, presente em mais de 190 países, e trabalha para salvar vidas, aliviar o sofrimento e proteger a dignidade humana.
Em todo o mundo, a entidade realiza diversas atividades. Na África, voluntários trabalham para distribuir alimentos e água potável para comunidades afetadas pela seca e conflitos armados. Na Ásia, a Cruz Vermelha oferece assistência médica e psicológica para vítimas de desastres naturais, como terremotos e enchentes.
Na Europa, a organização está fornecendo ajuda humanitária para migrantes e refugiados que fogem de conflitos e perseguições. A organização tem um papel importante na guerra entre Rússia e Ucrânia.
Leia também | Dia da Cruz Vermelha é celebrado nesta segunda-feira (8)