Segurança

Operação policial prende 51 pessoas e realiza apreensão de armas no Ceará

A Operação Paz, que prende suspeitos em todo o Brasil, efetuou no Ceará 51 prisões, além da apreensão de 29 armas de fogo e 701 munições.

Compartilhe:
12 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

A Operação Paz, promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça, chegou a realizar no Ceará, ao longo de 10 dias, 51 prisões, além da apreensão de 29 armas de fogo e 701 munições em todo o estado por meio da atuação policial. O objetivo da operação é reduzir os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Nas ofensivas, cerca de 1.960 pessoas e 719 veículos foram abordados.

Operação policial prende 51 pessoas e realiza apreensão de armas no Ceará
Foto: Governo do Ceará

No Ceará, a operação ocorre por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Copol/SSPDS). A execução das ações iniciou no dia 1º de setembro e devem seguir por quatro meses, até dezembro.

Capturas

Além do volume de apreensão, a operação policial cumpriu 9 mandados de prisão por homicídio, 7 prisões em flagrante por homicídios consumados e tentados, 21 prisões em flagrantes e atos infracionais por outros crimes e ainda 14 cumprimentos de mandados por outros crimes.

Prisões

Na manhã do dia 1º de setembro, os policiais civis da Delegacia Metropolitana de Caucaia capturaram uma mulher identificada como Zildiane de Sousa Pereira, com 34 anos de idade, com passagens por tráfico de drogas e organização criminosa. A mulher é investigada por ser integrante de um grupo criminoso suspeito de crimes de homicídio no município de Caucaia do estado. A suspeita foi capturada por força de um mandado de prisão preventiva por homicídio. A mulher também foi capturada com drogas. Zildiane foi autuada em flagrante e foi cumprido o mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas.

Já na terça-feira (6), as Polícias Civil e Militar capturaram 8 pessoas em posse de 4 revólveres, além de drogas e uma quantia em dinheiro. Entre os capturados estão Isabel Eugenia Silva Dantas, de 52 anos, com passagens por tráfico de drogas; João Pedro Mendes Lima, de 18 anos, com passagens quando adolescente por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio doloso e receptação; Wendel Araújo da Silva, de 19 anos, com passagens por porte ilegal de arma de fogo e João Vitor Rodrigues da Silva, de 20 anos. Eles foram localizados no bairro São Sebastião, no município de Ubajara – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

Com eles, dois revólveres, uma faca, 18 munições, nove aparelhos celulares e seis trouxinhas de cocaína foram apreendidos. Além dos quatro capturados, os policiais apreenderam também um adolescente, de 16 anos, com passagens por atos infracionais análogos aos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de roubo a pessoa.

Também no dia 6, a Polícia Civil do Estado do Ceará prendeu dois homens apontados como chefes de um grupo criminoso com atuação no tráfico de drogas e em homicídios na região de Jijoca de Jericoacoara (AIS 17). Eles foram capturados em um imóvel na localidade de Atins, no município de Barreirinhas, no Maranhão. A dupla foi identificada como Alex Gomes da Costa, de 34 anos, conhecido como “Pezão”, com antecedentes por tráfico de drogas, homicídio e desacato, e Daniel Brambatti Maia, de 29 anos, que responde por tráfico de drogas e homicídio. Eles são suspeitos de comandar o tráfico na vila de Jericoacoara em Jijoca, no distrito do Preá, em Cruz, e no distrito do Guriú, em Camocim.

Já na manhã do dia 7, a PC-CE cumpriu o mandado preventivo em desfavor de Gedeilson Paulo da Silva, de 23 anos, conhecido como Raimundão, o homem é investigado por ser autor de seis homicídios ocorridos na região de Itapipoca (AIS 17). No momento da abordagem, em uma residência no município de Amontada, o suspeito tentou empreender fuga, mas foi capturado pelos policiais civis na posse de duas armas de fogo, carregadores de pistola, munições e balaclavas.

Leia também | Mulher e policial militar de folga são roubados em entrada de banco

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.