Ícone do site Portal GCMAIS

Flexibilidade é um dos fatores que mais importam no formato de trabalho pós-pandemia

15408457-trabalho-ativo-jovem-adulta-em-roupas-formais-esta-dentro-de-casa-no-escritorio-foto

Uma pesquisa recente realizada pelo Infojobs e pelo Grupo Top RH, entre abril e maio de 2023, buscou ouvir a opinião dos profissionais sobre as mudanças de formato de trabalho. Nesse contexto, revelou-se que 85% dos 1.008 profissionais entrevistados consideram o Home Office uma opção atraente e estariam dispostos a trocar de trabalho para ter essa flexibilidade. O estudo mostrou que essa crescente demanda dos trabalhadores por uma maior liberdade de escolha em relação ao local de trabalho cresceu após a pandemia do COVID-19.

No entanto, o Home Office também tem seus contratempos e por isso muitos profissionais e até mesmo empresas optam pelo trabalho remoto em coworkings. As contrariedades de trabalhar em casa estão ligadas ao barulho, à dificuldade do profissional se concentrar nas demandas quando tem outros afazeres domésticos, falta de infraestrutura, dentre outras situações que podem prejudicar o trabalho no lar. Uma solução ideal para os profissionais que desejam trabalhar remotamente, mas que também buscam um espaço de trabalho inspirador e equipado, são os coworkings.

Em Fortaleza, por exemplo, o escritório por assinatura Unijuris, que é exclusivo para advogados, torna-se uma alternativa moderna e versátil para aqueles que buscam um ambiente colaborativo e profissional. “A Unijuris oferece uma infraestrutura completa para o trabalho dos advogados, com espaços compartilhados, salas privativas, salas de reunião equipadas, internet de alta velocidade, serviço de recepção e uma série de comodidades que garantem o máximo de produtividade e conforto. Além disso, o nosso ambiente estimula a criatividade e proporciona oportunidades de networking com outros profissionais do mesmo segmento. Aqui, sem dúvidas, é um espaço onde o advogado consegue se concentrar no trabalho, reduzir os seus custos, trabalhar remotamente e aumentar o seu network.”, explicou Matheus Brito, sócio-diretor da Unijuris.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Ainda segundo a pesquisa, 64,4% dos profissionais que retornaram ao trabalho presencial após o período trabalhando remotamente relataram uma deterioração na qualidade de vida em decorrência da nova rotina de deslocamentos em meio a transportes públicos. Apenas 14,2% dos profissionais relataram uma melhora na qualidade de vida após o retorno ao trabalho presencial. Muitos desses resultados estão vinculados à falta de flexibilidade de horários que os funcionários não possuem quando estão trabalhando presencialmente e até mesmo o tempo de deslocamento que o profissional leva para chegar até o local de trabalho.

Publicidade

Outra característica marcante da Unijuris é a flexibilidade. Os profissionais podem optar pelo plano que mais se adapte às suas demandas, usando as horas contratadas de forma totalmente flexível, conforme sua conveniência e necessidade. Assim como a Unijuris, outros coworkings no Brasil também possuem serviços parecidos e voltados para nichos específicos como marketing, contabilidade, dentre outras profissões. Essa é uma tendência que se consolida cada vez mais no mercado de trabalho, pois os profissionais e as empresas buscam mais autonomia, praticidade e economia. Os coworking são a solução perfeita para atender a essa demanda, pois oferecem planos flexíveis, infraestrutura completa e oportunidades de networking.

Leia também | Presencial ou home office? Os impactos nas agências e nas pessoas

Sair da versão mobile