Acontece neste fim de semana em Fortaleza e diversas cidades do Brasil a campanha “De Olho Nos Olhinhos”, para conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças de até cinco anos de idade. Na capital cearense, médicos voluntários farão ações em dois shopping centers da capital cearense, o RioMar Fortaleza, no sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 13h às 21h, e no North Shopping Fortaleza, das 10h às 21h de sábado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A campanha está na segunda edição e surgiu como uma iniciativa dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento.
Em Fortaleza, a campanha terá o apoio das equipes de Oftalmologia do Hospital dos Olhos – Caviver e da Associação Peter Pan; de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin; e de Oftalmologia Pediátrica do HGF – Hospital Geral de Fortaleza.
“A campanha pretende ser um momento de conscientização dos pais sobre a importância de levar a criança ao oftalmologista nos dois primeiros anos de vida e também de fazer o Teste do Olhinho, de forma repetida, desde o período de alta da maternidade e em toda consulta de puericultura durante o desenvolvimento da criança. Nos locais montados nos dois shopping centers aqui em Fortaleza, vamos distribuir uma cartilha informativa sobre saúde ocular, conversar com os pais sobre o Teste do Olhinho e realizar o teste em crianças, de forma gratuita, e mostrar como é algo simples, indolor e que toda a criança deve ser submetida como forma de prevenção de doenças”, comenta a médica-oftalmologista Islane Verçosa, diretora do Hospital dos Olhos – Caviver.
Campanha sobre retinoblastoma em Fortaleza
O retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais frequente encontrado nas crianças. Ele representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de 2 anos. Doença rara, tem cerca de 200 a 300 casos novos registrados por ano no Brasil. Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de 0 a 5 anos de idade, a maioria dos casos é detectada ao redor de 2 anos.
Não existe diferença nas taxas de incidência entre o sexo feminino e o masculino, entre raças ou entre o olho direito e o esquerdo. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos são unilaterais) ou nos dois olhos (40% dos casos são bilaterais). Quando diagnosticado precocemente, é uma doença curável, inclusive com a preservação da visão da criança, mas, se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
SERVIÇO:
Campanha “De Olho nos Olhinhos” em Fortaleza
Ações de Conscientização e Prevenção ao Retinoblastoma, com a participação de médicos voluntários
Datas: Os atendimentos serão realizados no sábado (16), das 10h às 21h, no North Shopping Fortaleza e no RioMar Fortaleza. E, no domingo, somente no RioMar Fortaleza, no horário das 13h às 21h.
Leia também | Saiba mais sobre o retinoblastoma, câncer da filha de Tiago Leifert