Ícone do site Portal GCMAIS

Campanha de prevenção ao retinoblastoma terá ações gratuitas em Fortaleza neste fim de semana 

Campanha de prevenção ao retinoblastoma terá ações gratuitas em Fortaleza neste fim de semana 

Foto: Sociedade Goiana de Pediatria

Acontece neste fim de semana em Fortaleza e diversas cidades do Brasil a campanha “De Olho Nos Olhinhos”, para conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças de até cinco anos de idade. Na capital cearense, médicos voluntários farão ações em dois shopping centers da capital cearense, o RioMar Fortaleza, no sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 13h às 21h, e no North Shopping Fortaleza, das 10h às 21h de sábado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A campanha está na segunda edição e surgiu como uma iniciativa dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento.

Em Fortaleza, a campanha terá o apoio das equipes de Oftalmologia do Hospital dos Olhos – Caviver e da Associação Peter Pan; de Oncologia Pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin; e de Oftalmologia Pediátrica do HGF – Hospital Geral de Fortaleza.

“A campanha pretende ser um momento de conscientização dos pais sobre a importância de levar a criança ao oftalmologista nos dois primeiros anos de vida e também de fazer o Teste do Olhinho, de forma repetida, desde o período de alta da maternidade e em toda consulta de puericultura durante o desenvolvimento da criança. Nos locais montados nos dois shopping centers aqui em Fortaleza, vamos distribuir uma cartilha informativa sobre saúde ocular, conversar com os pais sobre o Teste do Olhinho e realizar o teste em crianças, de forma gratuita, e mostrar como é algo simples, indolor e que toda a criança deve ser submetida como forma de prevenção de doenças”, comenta a médica-oftalmologista Islane Verçosa, diretora do Hospital dos Olhos – Caviver.

Campanha sobre retinoblastoma em Fortaleza

O retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais frequente encontrado nas crianças. Ele representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de 2 anos. Doença rara, tem cerca de 200 a 300 casos novos registrados por ano no Brasil. Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de 0 a 5 anos de idade, a maioria dos casos é detectada ao redor de 2 anos.

Publicidade

Não existe diferença nas taxas de incidência entre o sexo feminino e o masculino, entre raças ou entre o olho direito e o esquerdo. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos são unilaterais) ou nos dois olhos (40% dos casos são bilaterais). Quando diagnosticado precocemente, é uma doença curável, inclusive com a preservação da visão da criança, mas, se diagnosticado tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.

SERVIÇO:

Campanha “De Olho nos Olhinhos” em Fortaleza
Ações de Conscientização e Prevenção ao Retinoblastoma, com a participação de médicos voluntários
Datas: Os atendimentos serão realizados no sábado (16), das 10h às 21h, no North Shopping Fortaleza e no RioMar Fortaleza. E, no domingo, somente no RioMar Fortaleza, no horário das 13h às 21h.

Leia também | Saiba mais sobre o retinoblastoma, câncer da filha de Tiago Leifert

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile