RECONHECIMENTO

Padre Cícero Romão Batista estará no Livro dos Heróis da Pátria

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria homenageia brasileiros que tenham oferecido suas vidas em defesa e construção do país

Compartilhe:
15 de setembro de 2023
Portal GCMAIS

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (14), o projeto que inscreve o nome do célebre beato, Padre Cícero Romão Batista, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O Projeto de Lei (PL) 10/2020, conhecido popularmente como Padim Ciço, agora segue para sanção presidencial. A proposta, apresentada pelo deputado José Guimarães (PT-CE), foi aprovada pela Câmara em maio de 2023. O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria homenageia brasileiros que tenham oferecido suas vidas em defesa e construção do país, com dedicação e heroísmo excepcionais, sendo guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília (DF).

Padre Cícero Romão Batista estará no Livro dos Heróis da Pátria
Foto: Reprodução

Padre Cícero Romão Batista no Livro dos Heróis da Pátria

Nascido em 24 de março de 1844 em Crato (CE), Padre Cícero cursou o seminário em Fortaleza, sendo ordenado padre em 1870. Posteriormente, em Juazeiro do Norte, desenvolveu um intenso trabalho pastoral por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares, conquistando a simpatia e a confiança da população.

Em 1889, ocorreu seu primeiro milagre conhecido, quando a hóstia que ele ofertou a uma beata se transformou em sangue durante uma comunhão geral. O fenômeno, amplamente conhecido na região, levou a Igreja Católica a enviar padres e um médico para investigar. Apesar de não ser comprovado, o fenômeno persistiu e trouxe notoriedade a Padre Cícero.

Devido à proibição do exercício eclesiástico, ele ingressou na política e atuou pela emancipação de Juazeiro do Norte, tornando-se prefeito do município a partir de 1911.

Padre Cícero faleceu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos. Até hoje, milhares de romeiros visitam sua cidade natal para homenageá-lo. Sua reconciliação com a Igreja Católica ocorreu em 2015, e em 2022, a beatificação foi autorizada pela Igreja Católica.

* com informações da Agência Senado

Leia também | Mulheres vítimas de violência terão direito a auxílio-aluguel

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<   

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.